CONSTRUINDO O CONHECIMENTO: UM CAMINHO SUGERIDO PELA PSICOLOGIA E PELA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Frederico Aisc Carvalho Fundação Pedro Leopoldo (discente mestrado em Administração)
  • Íris Barbosa Goulart Centro Universitário UNA
  • Max Cirino de Mattos UFMG (doutorando em Ciência da Informação)

Palavras-chave:

Psicologia, informação, conhecimento, pensamento lógico, construtivismo

Resumo

Este artigo aborda a construção do conhecimento segundo a perspectiva de duas ciências: a Psicologia do desenvolvimento e a Ciência da Informação. A abordagem da Psicologia privilegia os estudos dos construtivistas, especialmente Jean Piaget e Vygotsky, que analisaram como se desenvolve o raciocínio lógico desde os primeiros anos da criança até a maturidade alcançada ao final da adolescência. A abordagem da Ciência da Informação privilegiou os estudos relacionados à Gestão do Conhecimento, principalmente a ótica de Nonaka e Kono sobre as transformações do conhecimento tácito em explícito e vice-versa, em um processo de construção de conhecimento que passa pelo indivíduo, por grupos e organizações. Para ilustrar esse processo, especialmente nas crianças, integra o artigo uma pesquisa desenvolvida por Carvalho (2011), que procurou identificar a influência da propaganda sobre a construção do conhecimento das crianças na faixa de 5 a 9 anos, período em que está se estruturando o estágio de desenvolvimento denominado operatório-concreto. Os resultados apontaram que a mídia influencia significativamente as crianças e é responsável pelo conhecimento que elas adquirem da realidade, levando-as a preferirem comprar a brincar, preferirem ir a shoppings a parques e a identificar produtos de tecnologia avançada e a desejá-los como presentes. Como conclusão, o artigo realça a importância dos meios de comunicação para a construção do conhecimento e alerta para a necessidade de se adotarem situações que despertem a criança para a formulação de respostas que exijam raciocínio superior, além de chamar a atenção para a necessidade de uma ética na veiculação da informação que se destina a crianças e adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Íris Barbosa Goulart, Centro Universitário UNA

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas da FUMEC (1979), Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1962), Especialização em Administração Pública - FGV-RJ, Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação - UFMG (1976) e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985)

Max Cirino de Mattos, UFMG (doutorando em Ciência da Informação)

Doutorado e Mestrado em Ciência da Informação (UFMG), MBA Executivo em Finanças (IBMEC), especialização em Gestão em Informação Tecnológica (UFMG), bacharelado em Ciência da Computação (PUC-MG) e Técnico em Contabilidade (INED)

Downloads

Publicado

28-10-2013

Como Citar

Carvalho, F. A., Goulart, Íris B., & Mattos, M. C. de. (2013). CONSTRUINDO O CONHECIMENTO: UM CAMINHO SUGERIDO PELA PSICOLOGIA E PELA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3, 18–29. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/16047

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles