ANÁLISE E GESTÃO DE ANÁLISE DE REDES DE COLABORAÇÃO ENTRE PESQUISADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU COM A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL SCRIPTLATTES

Autores

  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Luc Marie Quoniam Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – São Paulo – SP.
  • Emerson Antônio Maccari Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – São Paulo – SP.
  • Vladmir Oliveira da Silveira Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – São Paulo – SP.

Palavras-chave:

Scriplattes, Redes, Stricto Sensu, Ciência da Informação, Administração.

Resumo

A ferramenta computacional Scriptlattes extrai informações acadêmicas e profissionais dos currículos de pesquisadores cadastrados no CNPq, cria relatórios de produção e mapas geográficos de investigação, além de identificar as redes multidisciplinares de colaboração entre pesquisadores. O objetivo deste trabalho é demonstrar a eficácia do Scriptlattes na montagem e apresentação das redes de colaboração entre pesquisadores de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na área de Administração, Engenharia de Produção e Direito. Após a montagem manual das listas de alimentação da ferramenta, módulos computacionais específicos se encarregaram da extração de informações diretamente da Plataforma Lattes, exclusão de redundâncias, e montagem e disponibilização on line das redes de colaboração. Os resultados apresentados confirmam a eficácia do Scriptlattes no tangente à análise das redes multidisciplinares entre pesquisadores, assim como na disponibilização das informações em páginas que podem ser facilmente acessadas na internet. Esta sistemática permite a visualização dessas informações por qualquer interessado em qualquer lugar do mundo o que contribui para a transparência em pesquisa, especialmente no tocante à apresentação dos colégios invisíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutor em Ciência Básicas - Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

Luc Marie Quoniam, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – São Paulo – SP.

Livre Docência pela Université Aix Marseille Professor Université Du Sud Toulon Var

Emerson Antônio Maccari, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – São Paulo – SP.

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2008) com Estágio Doutoral na University of Massachusetts Amherst - USA (2007).

Vladmir Oliveira da Silveira, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – São Paulo – SP.

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – São Paulo – SP.

Downloads

Publicado

15-08-2014

Como Citar

Ferraz, R. R. N., Quoniam, L. M., Maccari, E. A., & Silveira, V. O. da. (2014). ANÁLISE E GESTÃO DE ANÁLISE DE REDES DE COLABORAÇÃO ENTRE PESQUISADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU COM A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL SCRIPTLATTES. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 4, 133–147. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/20198

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles