A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: O LEGADO DE NONAKA E TAKEUCHI

Autores

  • Henrique Guilherme Scatolin Fundação Herminio Ometto - Uniararas (SP)

Palavras-chave:

conhecimento organizacional, espiral do conhecimento, trabalho em equipe.

Resumo

Este artigo enfoca a gestão do conhecimento nas organizações, a partir da teoria desenvolvida pelos administradores japoneses Nonaka e Takeuchi. A partir de contextualização sobre esta gestão, o artigo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura na obra intitulada Criação de Conhecimento na Empresa, enfocando a visão destes autores sobre o conceito de conhecimento organizacional, como ele pode ser usado e como este é fundamental para a vantagem competitiva de qualquer organização. Ao longo desta discussão é apontado o espiral do conhecimento e as suas quatro fases ou dimensões, tal como as contribuições contemporâneas a esta obra. Conclui que uma organização por si mesma não pode criar conhecimento sem a iniciativa do indivíduo e a interação que ocorre dentro do grupo. Assim, o trabalho em equipe é fundamental para as empresas que almejam o sucesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Guilherme Scatolin, Fundação Herminio Ometto - Uniararas (SP)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). Possui doutorado e mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atua há 08 anos como psicoterapeuta de enfoque psicanalítico e há 07 anos como consultor credenciado a secretaria de gestão pública (Fundap) do estado de São Paulo. É revisor da revista Administração em Diálogo (PUC-SP) e do periódico norte-americano Psychology Research, com sede na Califórnia e Boston. Também é docente, em regime parcial, há 07 anos do Centro Universitário Hermínio Ometto na cidade de Araras, ministrando aulas atualmente nos cursos de Odontologia, Estética, Fisioterapia, Tecnólogos ( RH, Logística e Produção Industrial), Educação Física e Psicologia. Nesta universidade também é coordenador do curso de pós-graduação lato-sensu em Psicologia Organizacional e professor dos cursos de pós-graduação ( onde ministra a disciplina de Gestão do Conhecimento nos cursos de MBA e de Recursos Humanos nos cursos de pós em engenharia de segurança do trabalho). Tem 11 artigos internacionais publicados em revistas com circulação nos EUA, Inglaterra e China, 2 livros publicados, 14 artigos nacionais publicados, 17 trabalhos publicados em países da América Latina ( Argentina, Uruguai e Guatemala) e 82 resumos publicados em congressos.

Downloads

Publicado

22-12-2015

Como Citar

Scatolin, H. G. (2015). A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: O LEGADO DE NONAKA E TAKEUCHI. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 5(2), 4–13. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/21772

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles