A DIMENSÃO TECNOLÓGICA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO E A CONTRIBUIÇÃO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PLATAFORMA PODIO

Narjara Bárbara Xavier Silva, Marckson Roberto Ferreira de Sousa

Resumo


Com foco na dimensão tecnológica da gestão do conhecimento (GC), o estudo visa demonstrar a contribuição da arquitetura da informação em ambientes informacionais digitais para os processos de GC no contexto organizacional. Para tanto, se utiliza da literatura relacionada às temáticas: gestão do conhecimento, portais de conhecimento corporativo e arquitetura da informação. Quanto aos procedimentos metodológicos, se trata de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, e objetivos exploratórios e descritivos, cuja técnica utilizada para a coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica e experimental. Considerou-se, portanto, o nível tático/modelagem do modelo proposto de arquitetura da informação em ambientes informacionais digitais, a partir da avaliação dos sistemas de organização, navegação, rotulação e busca na Plataforma Podio – objeto de estudo desta pesquisa. A partir da análise, tem-se como premissa que o ambiente digital estudado se constitui dos critérios necessários para a configuração de portais corporativos efetivos no suporte ao processo da gestão do conhecimento nas organizações.

Palavras-chave


Gestão do Conhecimento; Portais de Conhecimento Corporativo; Arquitetura da Informação; Plataforma Podio.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).