MEETING EXPERIENCE: PROJETO EDUCATIVO INOVADOR CONSTRUIDO POR PESSOAS E PROCESSOS

Autores

  • Roberto Carlos Ramos Centro Universitário La Salle - UNILASALLE - Canoas - RS http://orcid.org/0000-0002-3972-7528
  • Rosana de Oliveira Freitas Sacchet Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n2

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas. Processos. Educação. Inovação.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o projeto educativo denominado Meeting Experience, sob a ótica dos processos de gestão de pessoas, desenvolvido no Colégio La Salle Dores, em Porto Alegre/RS. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, exploratória, com base em um estudo de caso, analisado a partir da vivência e experiência dos pesquisadores, além de dados internos da instituição e referenciais teóricos atuais. O público-alvo prioritário dessa pesquisa são os educadores, essenciais para o desenvolvimento do projeto. Os resultados principais foram observados a partir de mudanças no pensar, agir e aprender dos docentes ao longo da implantação do projeto como experiência de construção conjunta. Concluiu-se com esta pesquisa que são quesitos para a manutenção de um projeto educativo inovador: conservar o currículo atualizado; gerenciar processos e pessoas; investir em novas metodologias, ambientes físicos e digitais atraentes; bem como contar com educadores preparados a fazer com que os estudantes se sintam protagonistas de uma aprendizagem rica e estimulante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Carlos Ramos, Centro Universitário La Salle - UNILASALLE - Canoas - RS

Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário La Salle - Canoas (2006); mestrado em Ciência Política: Governação e Relações Internacionais pela Universidade Católica Portuguesa - Lisboa (2012); Mestrado em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - Porto Algre (2015). MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Coach pelo La Salle Bussines School - UNILASALLE - Canoas (2015). Doutorando em Educação - UNILASALLE- Canoas-RS. Atualmente é vice diretor - Colégio La Salle Dores- Porto Alegre - Brasil.

Rosana de Oliveira Freitas Sacchet, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS

Professora universitária e pesquisadora com Pós-Doutorado em Administração (UFRGS), Doutorado em Comunicação (PUCRS), Mestrado Profissional em Administração e Negócios (PUCRS), Especialização em Marketing (FGV) e Graduação em Administração (UFRGS). Fora do meio acadêmico soma mais de 18 anos de experiência no mercado, como executiva de alto escalão e empresária do setor de marketing/comunicação. Atualmente integra o corpo docente do IFRS Porto Alegre e atua como coach ou mentoring em nível estratégico junto a clientes-empresa.

Downloads

Publicado

22-12-2017

Como Citar

Ramos, R. C., & Sacchet, R. de O. F. (2017). MEETING EXPERIENCE: PROJETO EDUCATIVO INOVADOR CONSTRUIDO POR PESSOAS E PROCESSOS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 7(2), 199–213. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n2

Edição

Seção

Relatos de Experiência | Experience Articles