O COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO NA CADEIA PRODUTIVA DOS PEQUENOS FRUTOS

Autores

  • Roberta Rodrigues Faoro Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Chariel Simioni de Oliveira Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Marcelo Faoro de Abreu Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n2

Palavras-chave:

Compartilhamento do Conhecimento. Cadeia Produtiva. Pequenos Frutos

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como acontece o compartilhamento do conhecimento na cadeia produtiva dos pequenos frutos na região dos Campos de Cima da Serra. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com os integrantes da cadeia produtiva, totalizando 12 entrevistados entre eles fornecedores de insumos, produtores, agroindústria, comércio no atacado, comércio varejista e consumidores. Pôde-se observar que o conhecimento nesse ambiente encontra-se na sua maior parte de forma tácita e que a maioria do compartilhamento existente ocorre de forma informal. Observa-se também que algumas empresas de maior porte já possuem o compartilhamento do conhecimento fazendo parte da sua cultura e reconhecem os benefícios trazidos por essa prática. Todos os entrevistados salientam a importância de compartilhar conhecimentos, porém são poucos que tem a iniciativa de promover essa atividade. Notou-se a resistência devido à competitividade quando se trata do compartilhamento entre empresas do mesmo setor. Por fim, foi possível perceber que as empresas reconhecem a importância do conhecimento e de seu compartilhamento, mas ainda se encontram dificuldades nesta prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Rodrigues Faoro, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Professora da UCS nos cursos de Administração e Sistemas de Informação. Doutora em Administração pela Associação PUC/RS-UCS. Mestre e Especialista em Ciência da Computação pela UFSC. Graduada em Administração e Tecnologia em Processamento de Dados pela UCS.

Chariel Simioni de Oliveira, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade de Caxias do Sul - UCS

Marcelo Faoro de Abreu, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Professor da UCS nos cursos de Administração e Sistemas de Informação. Doutor em Administração pela UFRGS

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

Faoro, R. R., Oliveira, C. S. de, & Abreu, M. F. de. (2018). O COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO NA CADEIA PRODUTIVA DOS PEQUENOS FRUTOS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(2), 82–106. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n2

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles