REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTRATÉGIA: PRODUÇÃO ACADÊMICA DE 2002 A 2015

Autores

  • Henrique César Melo Ribeiro Universidade Federal do Piauí
  • Rosany Corrêa Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n1

Palavras-chave:

Periódico científico, Produção acadêmica, Estratégia, Ensino e pesquisa.

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar a representatividade e as particularidades da produção acadêmica divulgada pela Revista Ibero-Americana de Estratégia durante o período de 2002 a 2015. Metodologicamente, utilizou-se as técnicas de análise bibliométrica e sociométrica. Os principais achados foram: a rede social das Instituições de Ensino Superior apresenta-se dispersa e com baixa interação, impactando em uma alta centralidade (grau e intermediação), que é refletida por meio das instituições: Universidade Nove de Julho, Universidade de São Paulo e Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Dos 93 temas identificados neste artigo, oito aparecem como os mais publicados: internacionalização, estratégias, sustentabilidade, empreendedorismo, inovação, balanced scorecard, gestão ambiental e responsabilidade social. Conclui-se de maneira macro, a análise da produção científica da revista ora investigada, evidenciado dados, informações, conhecimentos e saberes contemporâneos nas nuances da Estratégia, contribuindo para melhor entender e compreender, à luz do periódico investigado, como este tema se comporta, no que tange a sua produção e colaboração científica, mediante as redes dos autores e de suas respectivas IES nativas no âmbito acadêmico brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique César Melo Ribeiro, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho. Professor da Universidade Federal do Piauí

Rosany Corrêa, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, Brasil. Professora da Universidade Estadual do Piauí, Brasil.

Downloads

Publicado

30-04-2018

Como Citar

Ribeiro, H. C. M., & Corrêa, R. (2018). REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTRATÉGIA: PRODUÇÃO ACADÊMICA DE 2002 A 2015. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(1), 210–231. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n1

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles