AUTOGERENCIAMENTO E ESTABELECIMENTO DE METAS NO TRABALHO: UM PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

Autores

  • Luiz Carlos Victorino Universidade de Brasília-UNB
  • Rodrigo Rodrigues Souza Universidade de Brasília-UNB
  • Lígia Abreu Cruz Universidade de Brasília-UNB.

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n3

Palavras-chave:

Autogerenciamento, Objetivos no Trabalho, Revisão de Literatura.

Resumo

O autogerenciamento e os objetivos no trabalho são temas relativamente comuns nas discussões em administração e psicologia organizacional. Contudo, a produção científica brasileira parece não demonstrar o mesmo interesse pelo tema, com poucos artigos publicados no campo do comportamento organizacional, que tenham como objetivo a investigação desses construtos. O objetivo do presente artigo foi realizar uma análise da produção científica brasileira em autogerenciamento e objetivos no trabalho nos últimos 21 anos. Este estudo revisou 16 relatos de pesquisas empíricas que abordam os temas supracitados, publicados em periódicos nacionais. Os resultados demonstraram uma grande divisão entre artigos que investigam o tema sob uma perspectiva mais macroscópica, com foco no autogerenciamento da carreira, e aqueles que, em uma perspectiva mais microscópica, investigam os comportamentos cotidianos dos trabalhadores. A maior parte dos estudos é exploratória, com surveys conduzidas por psicólogos doutores no setor terciário da economia e com dados primários. Esses resultados nos permitem caracterizar a produção científica defasada e ainda sem muito foco no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Victorino, Universidade de Brasília-UNB

Psicólogo pela Universidade Federal de Juíz de Fora-UFJF. Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Doutorando em Psicologia pela Universidade de Brasília-UNB. Professor Adjunto do Centro Universitário IESB de Brasília.

Rodrigo Rodrigues Souza, Universidade de Brasília-UNB

Psicólogo e Mestre pela Universidade Católica de Brasília-UCB. Doutorando em Psicologia pela Universidade de Brasília-UNB. Professor Adjunto do Centro Universitário IESB de Brasília.

Lígia Abreu Cruz, Universidade de Brasília-UNB.

Psicóloga pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília-UNB Doutorando em Psicologia pela Universidade de Brasília-UNB. Professora Adjunta do Centro Universitário IESB de Brasília.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

Victorino, L. C., Souza, R. R., & Cruz, L. A. (2018). AUTOGERENCIAMENTO E ESTABELECIMENTO DE METAS NO TRABALHO: UM PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(3), 243–254. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n3

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles