ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA A GERAÇÃO DE INDICADORES CIENTÍFICOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Autores

  • Ana Paula Lopes da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil
  • Francisco José Aragão Pedroza Cunha Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
  • Natanael Vitor Sobral Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2410-494X

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1

Palavras-chave:

Indicadores de C&T. Indicadores bibliométricos. Universidade – Pós-graduação. Informação científica

Resumo

O objetivo deste trabalho é desenvolver estratégias metodológicas para a geração de indicadores científicos na Universidade Federal do Vale do São Francisco. As motivações para desenvolvimento do projeto vinculam-se ao desejo de economia de recursos na construção de indicadores, e também, fomentar os estudos cientométricos na instituição como forma de aperfeiçoar os instrumentos de avaliação das atividades científicas existentes na universidade. Partiu-se de um levantamento dos programas de pós-graduação stricto sensu da instituição, que juntamente com os docentes atuantes nestes programas, formaram o universo da pesquisa. Definiu-se como fonte inicial para construção da estratégia e congregação dos indicadores, a Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, valendo-se do método de extração de dados da ferramenta ScriptLattes e dos meios de processamento e visualização pautados em tabulação estatística, análise de redes sociais e nuvem de tags. De modo geral, considerou-se a estratégia metodológica, construída a partir de ferramentas bibliométricas e cientométricas, viável de aplicação ao universo investigado, possibilitando estabelecer diversos indicadores científicos da pós-graduação da instituição selecionada. O objetivo de economia de recursos na estratégia foi um item prioritário, e para isto, foram priorizadas ferramentas gratuitas e de baixo custo. Enquanto limitação principal das estratégias formuladas, destaca-se a necessidade de realização de algumas atividades de natureza manual, o que torna os recursos metodológicos aqui empreendidos mais adequados a grupos menores. Aponta-se como diferencial das estratégias, a flexibilidade no tratamento dos dados, permitindo a personalização dos indicadores e a replicação dos modelos apresentados em instituições de natureza similar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Lopes da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia, UFBA, Bahia, Salvador, Brasil. Bibliotecária na Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Pernambuco, Petrolina, Brasil.

Francisco José Aragão Pedroza Cunha, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Doutor em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-graduação Multi-institucional e Multidiciplinar da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, UFBA, Bahia, Salvador, Brasil. Professor Adjunto do Departamento de Documentação e Informação da UFBA/Grupo de Estudos sobre Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (GEPICC). Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA, Bahia, Salvador, Brasil.

Natanael Vitor Sobral, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Pernambuco, Recife, Brasil. Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Grupo de Estudos sobre Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (GEPICC).Professor do Instituto de Ciência da Informação da UFBA,Bahia, Salvador, Brasil.

Downloads

Publicado

22-04-2019

Como Citar

Silva, A. P. L. da, Cunha, F. J. A. P., & Sobral, N. V. (2019). ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA A GERAÇÃO DE INDICADORES CIENTÍFICOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(1), 212–231. https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles