A GESTÃO DO CONHECIMENTO E SUA RELAÇÃO COM A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: PROPOSTA DE TRANSVERSALIDADE COMO SUBSÍDIOS INOVADORES PARA AS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências http://orcid.org/0000-0001-8620-2612
  • Camila Araújo dos Santos Faculdade Católica Paulista http://orcid.org/0000-0002-0957-7012
  • Ieda Pelógia Martins Damian Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília http://orcid.org/0000-0001-5364-3243

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8nEsp.

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Competência em informação, Organizações contemporâneas, Ética da informação.

Resumo

A competência em informação é considerada um processo que auxilia no desenvolvimento de competências e habilidades que propicia a busca, recuperação, organização, avaliação e utilização da informação de maneira efetiva pelos usuários a fim de auxiliar nos processos decisórios de uma organização. Como o conhecimento é constituído por meio da informação utilizada e internalizada por um indivíduo até se transformar em conhecimento, se apoia na hipótese de que a competência em informação precisa estar atrelada a gestão do conhecimento com o intuito de potencializar ainda mais seus processos. Com isso, esta pesquisa possui o seguinte objetivo: inter-relacionar, em uma perspectiva transversal, processos da Gestão do Conhecimento com os princípios da Competência em Informação a fim de que essa competência possa oferecer subsídios estratégicos e inovadores para as organizações contemporâneas utilizarem o conhecimento tácito e o explícito a partir do uso inteligente e ético das informações. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por se configurar em um estudo teórico elaborado a partir da leitura, análise e reflexão de materiais como artigos científicos, teses, dissertações, anais de eventos e livros. Como resultados e considerações finais, o estudo demonstrou que a transversalidade proposta tem por finalidade melhor compreender acerca das interfaces e possibilidades de inserção e desenvolvimento/aprimoramento da Competência em Informação nas ações de Gestão do Conhecimento em uma organização como proposta que vislumbra articular e mobilizar capacidades, habilidades, conhecimentos, atitudes, valores, competências e experiências que sustentam a postura de construção de conhecimento tácito e explícito do campo de atuação do gestor.

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Biografia do Autor

Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências

Camila Araújo dos Santos, Faculdade Católica Paulista

Mestre e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências. Docente na Faculdade Católica Paulista.

Ieda Pelógia Martins Damian, Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília

Doutora em Administração de Organizações pela FEA/USP. Docente do curso de Biblioteconomia da Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e Docente no Programa de Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.

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Publicado

31-10-2018

Como Citar

Santos, B. R. P. dos, Santos, C. A. dos, & Damian, I. P. M. (2018). A GESTÃO DO CONHECIMENTO E SUA RELAÇÃO COM A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: PROPOSTA DE TRANSVERSALIDADE COMO SUBSÍDIOS INOVADORES PARA AS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(Esp.), 183–199. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8nEsp.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles