A PERSPECTIVA DA RELAÇÃO ENTRE ESTILOS DE APRENDIZAGEM E A ESTRUTURA DE MAPA CONCEITUAL

Franciene Duarte Gomes, Juan Fernando Galindo Jaramillo, Wagner José da Silva, Gisele Busichia Baioco, Antonio Carlos Zambon

Resumo


Nos ambientes de ensino, existem alunos com diferentes estilos de aprendizagem dominantes. Identificar esses estilos em uma turma facilita ao professor ajustar estratégias de ensino-aprendizagem considerando as preferências dos alunos. Geralmente a identificação dos estilos de aprendizagem baseia-se em questionários longos, causando desmotivação nos alunos por causa do tempo de preenchimento. Este trabalho propõe o uso de mapas conceituais para a identificação de estilos de aprendizagem. Os mapas conceituais permitem a representação do conhecimento de um indivíduo em um domínio. A identificação do estilo de aprendizagem dominante a partir de mapas conceituais facilitaria ajustar estratégias de ensino-aprendizagem a esses estilos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar uma conexão entre o estilo de aprendizagem dominante e a métrica de complexidade de mapas conceituais, criados a partir de textos dos alunos. Para isso, foi feito um estudo em uma turma de graduação que respondeu uma questão dissertativa. A partir da resposta de cada aluno foi criado um mapa conceitual usando uma técnica chamada Verbka. Também foi identificado o estilo de aprendizagem dominante de cada aluno usando o questionário VARK. Com esses dados, foi comparada a complexidade dos mapas conceituais com o estilo de aprendizagem dominante de cada aluno. O principal resultado do estudo apontou relação entre estilo de aprendizagem e a métrica de complexidade dos mapas dos alunos desse estilo. Assim, concluímos que é possível identificar a proporção de estilos de aprendizagem dominantes da turma com base em textos dos alunos, facilitando o monitoramento dos estilos de aprendizagem, sem atividades adicionais.

Palavras-chave


Mapas de Conhecimento; Métrica de Complexidade do Mapa; Teoria VARK.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).