A PERSPECTIVA DA RELAÇÃO ENTRE ESTILOS DE APRENDIZAGEM E A ESTRUTURA DE MAPA CONCEITUAL

Autores

  • Franciene Duarte Gomes Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Juan Fernando Galindo Jaramillo Fundação Hermínio Ometto, Brasil.
  • Wagner José da Silva Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Brasil.
  • Gisele Busichia Baioco Universidade Estadual de Campinas
  • Antonio Carlos Zambon Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8nEsp.

Palavras-chave:

Mapas de Conhecimento, Métrica de Complexidade do Mapa, Teoria VARK.

Resumo

Nos ambientes de ensino, existem alunos com diferentes estilos de aprendizagem dominantes. Identificar esses estilos em uma turma facilita ao professor ajustar estratégias de ensino-aprendizagem considerando as preferências dos alunos. Geralmente a identificação dos estilos de aprendizagem baseia-se em questionários longos, causando desmotivação nos alunos por causa do tempo de preenchimento. Este trabalho propõe o uso de mapas conceituais para a identificação de estilos de aprendizagem. Os mapas conceituais permitem a representação do conhecimento de um indivíduo em um domínio. A identificação do estilo de aprendizagem dominante a partir de mapas conceituais facilitaria ajustar estratégias de ensino-aprendizagem a esses estilos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar uma conexão entre o estilo de aprendizagem dominante e a métrica de complexidade de mapas conceituais, criados a partir de textos dos alunos. Para isso, foi feito um estudo em uma turma de graduação que respondeu uma questão dissertativa. A partir da resposta de cada aluno foi criado um mapa conceitual usando uma técnica chamada Verbka. Também foi identificado o estilo de aprendizagem dominante de cada aluno usando o questionário VARK. Com esses dados, foi comparada a complexidade dos mapas conceituais com o estilo de aprendizagem dominante de cada aluno. O principal resultado do estudo apontou relação entre estilo de aprendizagem e a métrica de complexidade dos mapas dos alunos desse estilo. Assim, concluímos que é possível identificar a proporção de estilos de aprendizagem dominantes da turma com base em textos dos alunos, facilitando o monitoramento dos estilos de aprendizagem, sem atividades adicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciene Duarte Gomes, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Mestra em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípides de Marília, Brasil. Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Brasil.

Juan Fernando Galindo Jaramillo, Fundação Hermínio Ometto, Brasil.

Mestre em Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Professor da Fundação Hermínio Ometto, Brasil.

Wagner José da Silva, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Brasil.

Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras, Brasil. Professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Brasil.

Gisele Busichia Baioco, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora da Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

Antonio Carlos Zambon, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Professor da Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

Downloads

Publicado

31-10-2018

Como Citar

Gomes, F. D., Jaramillo, J. F. G., Silva, W. J. da, Baioco, G. B., & Zambon, A. C. (2018). A PERSPECTIVA DA RELAÇÃO ENTRE ESTILOS DE APRENDIZAGEM E A ESTRUTURA DE MAPA CONCEITUAL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(Esp.), 118–134. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8nEsp.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles