O USO DO APLICATIVO WHATSAPP NAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: O CASO DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL INFORMAL DE PROFISSIONAIS NA ÁREA DE TECNOLOGIA

Valeria Macedo, Daniele Cristina Dantas, Rodrigo Duarte Guedes, Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti

Resumo


Na contemporaneidade, as práticas de gestão do conhecimento têm utilizado novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) para processos de gestão de compartilhamento e aprendizado informal que ocorrem interativamente e online entre os profissionais. Neste estudo busca-se compreender a dinâmica de interação e práticas de gestão do conhecimento em um grupo fechado de WhatsApp formado, majoritariamente, por especialistas da área de tecnologia, praticantes ou futuros praticantes de métodos ágeis no desenvolvimento de softwares de produtos e serviços. O conjunto de dados compreende mensagens trocadas, no mês de dezembro de 2016, por 54 dos 250 participantes da comunidade, em 779 interações. Os dados primários foram processados e analisados utilizando Excel e de arquivo de texto, do pacote Microsoft Office; e o software livre Orange versão 13.3 para análise estatística dos dados. Geograficamente, os participantes estão situados em São Paulo, com 82%; nas regiões do Ceará, com 9%, e Santa Catarina, com 8%. É possível afirmar que, no período, os dois administradores do grupo não tiveram atuação proativa nas interações. Imagens de capas de livros, figuras que explicitam definições e conceitos da metodologia ágeis representam 43 posts das 779 interações disponíveis para a observação. As análises com o uso dos softwares e métodos selecionados sugerem que a hipótese do estudo apresentou respostas estatísticas que possibilitam a confirmação de exploração deste método para análise de interação e fluxos de informação por agrupamentos, favorecendo que se acredite no uso de ferramentas TICs, como WhatsApp, para a prática de gestão do conhecimento.

Palavras-chave


WhatsApp. TICs. Práticas de Gestão do Conhecimento. Compartilhamento de Conhecimento.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).