A INTERCULTURALIDADE E SUA INFLUÊNCIA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO: A EXPERIÊNCIA DA VOLVO DO BRASIL

Gislaine Martinelli Baniski, Rubens Cieslak

Resumo


Este estudo pretende verificar como a interculturalidade tem influenciado nas práticas de gestão do conhecimento em equipes interculturais. Visando atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, que se configurou num estudo de caso. A organização foco do estudo é uma multinacional de origem sueca, fabricante de caminhões médios e pesados, além de equipamentos náuticos e para construção, com subsidiária situada na cidade de Curitiba e com a matriz na cidade de Gottemburgo, na Suécia. Foi realizada a coleta de dados primários por meio de entrevistas presenciais a 27 funcionários, em sua maioria em funções de direção e gerência, e da observação direta na subsidiária no Brasil e na matriz na Suécia. Os resultados demonstraram que as dimensões apresentadas pelos participantes como influentes para os resultados do time são descritas como: a auto-gestão, a autonomia do time, o formato de reconhecimento e feedback, a integração global de dados. O modo como se dava a participação dos membros influenciava a performance da equipe, que era afetada por com aspectos como: Imersão na cultura organizacional, Exposição intercultural, Tempo de casa, Motivação pessoal e de crescimento. Conclui-se que a Gestão Intercultural do Conhecimento envolve a adaptação para promover práticas de conexão do conhecimento, favorecendo resultados organizacionais, em times interculturais

Palavras-chave


interculturalidade, gestão do conhecimento, contexto capacitante

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ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).