DA LIBERDADE À “GAIOLA DE CRISTAL”: SOBRE O PRODUTIVISMO ACADÊMICO NA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Juliana de Souza Andrade Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Fernanda Roda Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Milka Alves Correira Barbosa Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1

Palavras-chave:

Gerencialismo, Pós-Graduação, Produtivismo Acadêmico, Universidade Pública

Resumo

O estudo tem como objetivo compreender o impacto do produtivismo acadêmico na atividade desenvolvida pelos docentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu de uma universidade federal. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, através do estudo de caso interpretativo básico. Como fontes de coleta de dados foram utilizadas a pesquisa documental e as entrevistas semiestruturadas, aplicadas a seis professores que atuavam nas modalidades acadêmica e profissional, simultaneamente. Os resultados foram tratados por meio da análise de conteúdo, com suporte do ATLAS.ti. A pesquisa de campo revela que o produtivismo cerceia a liberdade produtivo-criativa e o desejo dos atores que compõem a universidade, além de promover intensificação das atividades e precarização do trabalho, contribuindo para o surgimento de sentimentos negativos e vivências de sofrimento no trabalho, que podem evoluir para sintomas físicos e psicoemocionais que afetam a saúde desses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Souza Andrade, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco

Fernanda Roda Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora, Mestre e Bacharel em Administração (UFPE, 2015, 2004, 2001). Pós-doutoranda em Educação pela UAb Lisboa, vinculada ao Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) e Laboratório de Educação a Distância e e-Learning (LE@D). Atualmente é professora Adjunta II do colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), professora permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UNIVASF), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido - PPGDiDeS (nível: mestrado profissional) e coordenadora e pesquisadora de projetos apoiados pelo CNPq cujo tema refere-se ao desenvolvimento de competências profissionais. É revisora de periódicos e eventos acadêmicos da área. Consultora ad hoc da CAPES e FACEPE. Temas de interesses em pesquisa: relações de trabalho, representações sociais, impactos da nova morfologia do trabalho, temas comportamentais (estresse, burnout, diversidade), sindicalismo e movimento operário; e Ensino e Pesquisa em Administração (competências profissionais e docentes; educação a distância; incorporação das TIC ao processo ensino-aprendizagem). Contextos e públicos de interesse em pesquisa: jovens trabalhadores; organizações; organizações sindicais, e instituições de ensino públicas e privadas. Líder do GP: CEOS - Centro de Estudos Organizacionais do Semiárido.

Milka Alves Correira Barbosa, Universidade Federal de Alagoas

Doutora e mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2007, 2015), graduada em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (1994). Professora adjunto da Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração (FEAC) da Universidade Federal de Alagoas, atuando no curso de Administração. Avaliadora de diversos periódicos e eventos nacionais e internacionais. Temas de interesse de pesquisa: gestão organizacional, estudos organizacionais, modelos de gestão em instituições de educação, gestão de pessoas, competências e papéis gerenciais.

Downloads

Publicado

22-04-2019

Como Citar

Andrade, J. de S., Cassundé, F. R., & Barbosa, M. A. C. (2019). DA LIBERDADE À “GAIOLA DE CRISTAL”: SOBRE O PRODUTIVISMO ACADÊMICO NA PÓS-GRADUAÇÃO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(1), 169–197. https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles