APLICANDO O PROCESSO DE ENFERMAGEM NO CUIDAR DE UM PACIENTE COM LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO

Autores

  • Rosilene Alves de ALMEIDA Universidade Federal da Paraíba
  • Gutenberg Alves PEQUENO Universidade Federal da Paraíba
  • Francisca das Chagas Alves de ALMEIDA Universidade Federal da Paraíba
  • Rosangela Alves Almeida BASTOS Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Estela Souza BARROS Enfermeira pela UFPB. Especialista em Urgência e Emergência. Enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial de Bayeux/PB

Resumo

Objetivo: Implementar o Processo de Enfermagem no cuidar de um cliente com Lúpus Eritematoso Sistêmico, à luz das necessidades humanas básicas que fundamentam a assistência de enfermagem. Material e Métodos: estudo de caso realizado em um hospital escola cujos dados foram coletados por meio do instrumento de admissão usado pelos enfermeiros na clínica. A construção dos diagnósticos de enfermagem foi subsidiada pela taxonomia II da NANDA (North American Nursing Diagnosis Association). Resultados: foram identificados treze diagnósticos de enfermagem para os quais foram feitas intervenções específicas para as necessidades afetadas e posterior evolução do cliente. Conclusão: o Processo de Enfermagem quando aplicado de forma sistemática e ininterrupta proporciona resultados satisfatórios evidenciados por melhoras significativas em relação aos aspectos biológico, psicológico e social do cliente em estudo. DESCRITORES Assistência de Enfermagem. Lúpus Eritematoso Sistêmico. Estudo de Caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilene Alves de ALMEIDA, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Modelos de Decisão e Saúde. Especialista em Saúde Mental. Enfermeira e Licenciada em Enfermagem. Especializanda em Gestão em Saúde.

Gutenberg Alves PEQUENO, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Modelos de Decisão e Saúde. Especialista em Urgência e Emergência. Especialista em Gestão em Saúde. Enfermeiro. Doutorando em Modelos de Decisão e Saúde.

Francisca das Chagas Alves de ALMEIDA, Universidade Federal da Paraíba

Especialista em Saúde Pública. Enfermeira e Licenciada em Enfermagem. Mestranda em Enfermagem.

Rosangela Alves Almeida BASTOS, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Enfermagem. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Enfermeira e Licenciada em Enfermagem.

Downloads

Publicado

2013-10-11

Como Citar

ALMEIDA, R. A. de, PEQUENO, G. A., ALMEIDA, F. das C. A. de, BASTOS, R. A. A., & BARROS, M. E. S. (2013). APLICANDO O PROCESSO DE ENFERMAGEM NO CUIDAR DE UM PACIENTE COM LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 17(2), 121–126. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/12408

Edição

Seção

Pesquisa