O PROCESSO DO ENSINO DE TOMADA DE DECISÃO EM ENFERMAGEM: AVALIAÇÃO PERCEPTIVA DE DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA

Autores

  • Francilene Jane Rodrigues PEREIRA Mestre em Modelos de Decisão e Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Graduação e Licenciatura Plena em Enfermagem. Pós-Graduação latu sensu em Residência Multiprofissional e Enfermagem do Trabalho.
  • Cesar Cavalcanti da SILVA Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Docente do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde.
  • Eufrásio de Andrade LIMA NETO Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Docente do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde.

Resumo

Objetivo: avaliar o processo de ensino de tomada de decisão veiculado nas disciplinas das Ciências da Enfermagem sob a ótica docente. Material e Métodos: estudo exploratório, descritivo e inferencial com abordagem quantitativa realizado em uma Instituição de Ensino Superior pública que possui o curso de graduação em enfermagem na cidade de João Pessoa, Paraíba, onde foram aplicados questionários semi-estruturados a uma amostra de 36 docentes. Com apoio estatístico do Software R, para a análise dos dados foi utilizado Testes de Hipóteses para Proporções e Teste de Independência. Resultados: os docentes referem: a não formação específica para exercer suas atividades na instituição; a não interferência da coordenação nos planos de curso; o ensino da tomada de decisão na disciplina ministrada e que o discente deve aprender um modelo de tomada de decisão. Conclusão: o processo de ensino de tomada de decisão veiculado nas disciplinas das Ciências da Enfermagem apresentou aspectos positivos, porém com ressalvas em relação a não formação didático-pedagógica aos docentes. DESCRITORES Educação em Enfermagem. Técnicas de Apoio à Decisão. Formação de Recursos Humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-01

Como Citar

PEREIRA, F. J. R., SILVA, C. C. da, & LIMA NETO, E. de A. (2014). O PROCESSO DO ENSINO DE TOMADA DE DECISÃO EM ENFERMAGEM: AVALIAÇÃO PERCEPTIVA DE DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 17(4), 349–356. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/13400

Edição

Seção

Pesquisa