PROBLEMA DE PELE EM PACIENTE ESTOMIZADA: RELATO DE CASO

Autores

  • Iraktania Vitorino DINIZ Enfermeira. Membro do grupo de pesquisa em tratamento de Feridas (GEPEFE) Universidade Federal da Paraíba (UFPB),João Pessoa/PB, Brasil.
  • Maria das Neves ANCELMO Enfermeira do Programa de Estomizado-UFPB/Joao Pessoa-PB.
  • Rackynelly Alves Sarmento SOARES Mestre em Modelos de Decisão e Saúde, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa (PB) Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública – Universidade de Brasília, Brasília - DF.
  • Iolanda Beserra da Costa SANTOS Mestre em Modelos de Decisão e Saúde, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa (PB) Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública – Universidade de Brasília, Brasília - DF.
  • Maria Julia Guimarães Soares de OLIVEIRA Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Clinica e da pós-graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil.

Resumo

Introdução: Relata-se experiência desenvolvida em uma clínica cirúrgica de um Hospital Público, na cidade de João Pessoa-PB. Objetivo: Relatar o caso vivenciado na prática de enfermagem, no manejo de complicações de pele periestoma, e avaliar as mudanças clínicas obtidas após a utilização de protetores cutâneos. Relato de caso: O estudo foi desenvolvido em uma paciente estomizada de 57 anos, cuja pele periestoma apresentava extensa dermatite periestomal com aspecto brilhante, altamente exsudativa, irritativa e dolorosa, em que o dispositivo para estomia mantinha-se adaptado por menos de 24 horas. Conclusão: Após o manejo dos protetores cutâneos, houve evolução satisfatória em relação à lesão periestomal e no emocional, o que resultou no fechamento da ileostomia. DESCRITORES Estomas. Enfermagem. Ferimentos e Lesões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iraktania Vitorino DINIZ, Enfermeira. Membro do grupo de pesquisa em tratamento de Feridas (GEPEFE) Universidade Federal da Paraíba (UFPB),João Pessoa/PB, Brasil.

Ciencias da Saúde Enfermagem

Downloads

Publicado

2014-08-01

Como Citar

DINIZ, I. V., ANCELMO, M. das N., SOARES, R. A. S., SANTOS, I. B. da C., & OLIVEIRA, M. J. G. S. de. (2014). PROBLEMA DE PELE EM PACIENTE ESTOMIZADA: RELATO DE CASO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 17(4), 371–378. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/14098

Edição

Seção

Relato (Submissões Suspensas)