ASPECTOS HISTÓRICOS, CONCEITUAIS E ORGANIZATIVOS DO PRÉ-NATAL

Autores

  • Rachel de Sá Barreto Luna Callou CRUZ Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira-IMIP.
  • Maria de Fátima Costa CAMINHA INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRA- IMIP
  • Malaquias BATISTA FILHO INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRA- IMIP

Resumo

Objetivo: O presente artigo visa ampliar o conhecimento sobre o pré-natal a partir da descrição dos aspectos históricos, conceituais e organizativos do pré-natal, com o intuito de integrar as informações coletadas nos estudos já publicados. Metodologia: Trata-se de uma revisão teórica da literatura realizada através de materiais disponíveis nos sites do Ministério da Saúde, livros e órgãos voltados à Saúde Materno Infantil, além de artigos das bases de dados da SciELO e Bireme. Resultados: Na primeira metade do século XX, constatou-se a consolidação do conhecimento e da prática obstétrica e neonatal, culminando com a redução significativa da mortalidade materno infantil, em particular nos países desenvolvidos. Atualmente, há políticas públicas prioritárias e recomendações padronização de condutas dos profissionais de saúde, no intuito de atender aos conceitos de humanização, através do maior vínculo afetivo e ações integradas nos diferentes níveis de atenção. Conclusão: O conceito de pré-natal hoje é mais ampliado, abrangendo desde os cuidados pré-concepcionais até o acompanhamento sistematizado da gestação, do parto e do puerpério. Os documentos oficiais sugerem, normatizam e estabelecem as recomendações em saúde no pré-natal. DESCRITORES: Assistência pré-natal. História. Conceito. Organização. Saúde materna. Saúde infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel de Sá Barreto Luna Callou CRUZ, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira-IMIP.

Mestrado em Saúde Materno Infantil-IMIP Enfermeira; Especialista em Saúde da Família (FIP); Especialista em Urgência e Emergência (FIP);

Maria de Fátima Costa CAMINHA, INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRA- IMIP

- DOUTORADO EM NUTRIÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO –UFPE; -ENFERMEIRA; - DOCENTE E PESQUISADORA DO INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRA- IMIP/DIRETORIA DE PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO DA NUTRIÇÃO.

Malaquias BATISTA FILHO, INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRA- IMIP

- DOUTORADO EM SAÚDE PÚBLICA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-USP; -MÉDICO; - DOCENTE E PESQUISADOR DO INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRA- IMIP/DIRETORIA DE PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO DA NUTRIÇÃO.

Downloads

Publicado

2014-10-21

Como Citar

CRUZ, R. de S. B. L. C., CAMINHA, M. de F. C., & BATISTA FILHO, M. (2014). ASPECTOS HISTÓRICOS, CONCEITUAIS E ORGANIZATIVOS DO PRÉ-NATAL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(1), 87–94. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/15780

Edição

Seção

Revisão (Integrativa, Sistemática, ou de escopo)