ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA AO PORTADOR DE LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO: RELATO DE CASO

Autores

  • Thamyles Candeia ALVES Aluna do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, pesquisadora do Laboratório de Fisioterapia em Saúde Coletiva – LabFISC do Núcleo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Fisioterapia e Saúde – NEPEFIS do Centro de Ciências da Saúde/UFPB, João Pessoa/PB.
  • Maria de Fátima Alcântara BARROS Professor Ph.D. do Departamento de Fisioterapia da UFPB, pesquisadores do Laboratório de Fisioterapia em Saúde Coletiva (LabFISC)/NEPEFIS, João Pessoa/PB.
  • Eliane Araújo de OLIVEIRA Professora Doutora do Departamento de Fisioterapia da UFPB, pesquisadora do Laboratório de Estudos do Envelhecimento Humano/CCS/UFPB, João Pessoa/PB.
  • Maria Claudia Gatto CARDIA Professora Mestre do Departamento de Fisioterapia da UFPB, pesquisadora do Laboratório de Ergonomia e Saúde (LABES)/NEPEFIS, doutoranda da Universidade de Granada (UGR) e membro do grupo CTS-545 (plano Andaluz de investigação – Espanha), João Pessoa/PB.
  • Neide Maria Gomes de LUCENA Professora Pós-Doutora do Departamento de Fisioterapia da UFPB e pesquisadora LABES/NEPEFIS, João Pessoa/PB.
  • Stenio Melo Lins da COSTA Professor Doutor do Departamento de Fisioterapia da UFPB, pesquisador do Laboratório de Gestão e Serviços de Saúde (LAGESS)/NEPEFIS, João Pessoa/PB.
  • Antonio Geraldo Cidrão de CARVALHO Professor Ph.D. do Departamento de Fisioterapia da UFPB, pesquisadores do Laboratório de Fisioterapia em Saúde Coletiva (LabFISC)/NEPEFIS, João Pessoa/PB.

Resumo

Objetivo: Analisar o efeito do tratamento fisioterapêutico e os seus benefícios na evolução clínica do lúpus eritematoso sistêmico. Material e Métodos: Trata-se de um relato de caso de uma paciente com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico. A paciente foi atendida nas dependências da Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba, no período de agosto a dezembro de 2011, em sessões com duração de aproximadamente uma hora, duas vezes por semana. Resultados: A paciente acompanhada apresentou considerável melhora da amplitude de movimento articular, do edema, da sintomatologia dolorosa e, consequentemente, da qualidade de vida. Conclusão: Os recursos fisioterapêuticos empregados neste relato de caso, como a cinesioterapia geral e respiratória, a TENS, a hidroterapia, a drenagem linfática, os exercícios de coordenação da marcha e do equilíbrio, dentre outros, propiciaram uma evolução favorável do quadro clínico da paciente. DESCRITORES Lúpus. Lúpus eritematoso sistêmico. Fisioterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

ALVES, T. C., BARROS, M. de F. A., OLIVEIRA, E. A. de, CARDIA, M. C. G., LUCENA, N. M. G. de, COSTA, S. M. L. da, & CARVALHO, A. G. C. de. (2013). ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA AO PORTADOR DE LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO: RELATO DE CASO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16, 109–114. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/16406

Edição

Seção

Relato (Submissões Suspensas)