SENTIMENTOS DE PESSOAS EM HEMODIÁLISE QUE ESPERAM POR UM TRANSPLANTE RENAL

Autores

  • Maria Sinara FARIAS Faculdades INTA
  • Izabele Cristina Guilherme MAIA FACULDADES INTA
  • Glaucirene Siebra Moura FERREIRA FACULDADES INTA
  • José Reginaldo PINTO FACULDADES INTA
  • Francisco Ivanildo Sales FERREIRA FACULDADES INTA

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n4.28164

Resumo

Introdução: a insuficiência renal crônica acarreta mudanças no estilo de vida dos clientes ocasionando limitações físicas, psicológicas, sociais e sexuais. Esses clientes podem apresentar sentimentos negativos em relação à doença, ao mesmo tempo em que também reconhecem que o tratamento possibilita a espera pelo transplante renal e com isso pode aumentar-se sua qualidade e expectativa de vida. Objetivo: descrever os sentimentos de pessoas em hemodiálise que esperam por um transplante renal. Metodologia: pesquisa do tipo descritiva, exploratória com abordagem qualitativa, realizada no Serviço de Nefrologia e Transplante Renal da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Os dados foram coletados em julho de 2015, com 12 pacientes com Insuficiência Renal Crônica submetidos ao tratamento de hemodiálise do serviço de nefrologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, por meio de uma entrevista individual e os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Resultados: após a coleta dos dados, as informações foram categorizadas em Caracterização dos participantes; Expectativas de pessoas em hemodiálise que esperam por um transplante renal; Medos em relação à doença e ao transplante renal e Contribuição da enfermagem na ampliação de esperança de vida dos dialíticos sendo discutidos com a literatura pertinente. Conclusão: os pacientes que realizam hemodiálise e que esperam por um transplante renal são cercados por sentimentos e expectativas positivas da realização de um transplante bem sucedido e medos relacionados ao tratamento e da morte. DESCRITORES: Enfermagem. Diálise renal. Transplante de rim. Pesquisa qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Sinara FARIAS, Faculdades INTA

Acadêmica de Enfermagem

Izabele Cristina Guilherme MAIA, FACULDADES INTA

Graduada em Enfermagem pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada.

Glaucirene Siebra Moura FERREIRA, FACULDADES INTA

Mestranda do Curso de ensino na saúde - na Universidade Estadual do Ceara (UECE). Possui graduação em enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Especialista em Enfermagem em Nefrologia pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Programa Saúde da Família pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicada, Especialista em Ciências da Educação pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada. E Docente do curso de graduação em Enfermagem do Instituto Superior de Teologia Aplicada.

José Reginaldo PINTO, FACULDADES INTA

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza – (UNIFOR). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem especialização em Saúde Pública, em Auditoria em Sistemas e Serviços de Saúde,em Informática em Saúde e em Gestão em Economia da Saúde. Atualmente é técnico da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde/SESA. É Docente do curso de graduação em Enfermagem do Instituto Superior de Teologia Aplicada

Francisco Ivanildo Sales FERREIRA, FACULDADES INTA

- Preceptor de Estágios Supervisionado do Curso de Enfermagem do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É Especialista em Enfermagem em Nefrologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Downloads

Publicado

2018-06-27

Como Citar

FARIAS, M. S., MAIA, I. C. G., FERREIRA, G. S. M., PINTO, J. R., & FERREIRA, F. I. S. (2018). SENTIMENTOS DE PESSOAS EM HEMODIÁLISE QUE ESPERAM POR UM TRANSPLANTE RENAL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 22(4), 357–362. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n4.28164

Edição

Seção

Pesquisa