Análise da Reforma Curricular em Odontologia no Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • FÁTIMA MARIA NAMEN
  • RENATA ROCHA JORGE
  • JOÃO GALAN JÚNIOR
  • RODRIGO DEROSSI CABREIRA

Resumo

RESUMO Objetivos: O estudo apresenta o cenário atual da formação profissional nos cursos de graduação em Odontologia, a partir das percepções do corpo docente e discente. Materiais e Métodos: Este estudo teve caráter exploratório de natureza descritiva, apoiado em abordagem quali-quantitativa. Participaram da pesquisa 162 alunos e 23 professores de cursos de graduação em Odontologia de Instituições públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro. Resultados: Os resultados indicam a percepção da necessidade de reavaliação da estrutura curricular, bem como do processo ensino-aprendizagem, de modo a formar profissionais com competências para atuar em consonância com as novas demandas do mercado de trabalho. Conclusão: Conclui-se que no contexto das escolas estudadas já existem, ainda que incipientes, movimentos de mudanças na forma de pensar a prática odontológica. DESCRITORES Educação. Escolas para profissionais de saúde. Currículo.

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Publicado

2010-03-31

Como Citar

NAMEN, F. M., JORGE, R. R., GALAN JÚNIOR, J., & CABREIRA, R. D. (2010). Análise da Reforma Curricular em Odontologia no Estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 12(1), 58–80. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/4342

Edição

Seção

Pesquisa