Sobre a Revista

A Revista Espaço do Currículo - REC é uma publicação eletrônica de fluxo contínuo, com edições quadrimestrais e qualis A3 (2017-2020) em Educação, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Seu objetivo é divulgar estudos curriculares nacionais e internacionais que dialoguem com as diversas vertentes epistemológicas do campo, destacando a relação entre sociedade, educação e currículo. A seleção dos artigos submetidos é feita por um Conselho Editorial formado por pesquisadores de diversas instituições e países. A revista não cobra taxas para a publicação dos textos.

Financiamento do Periódico

A REC é mantida financeiramente pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Anúncios

Novos textos em pré-publicação na Revista Espaço do Currículo

25-07-2025

Prezada comunidade de leitores/as, pesquisadores/as e docentes,

Temos a satisfação de informar que novos textos estão disponíveis na seção de Pré-publicação (Ahead of Print) da Revista Espaço do Currículo. Essa etapa permite a rápida disseminação do conhecimento científico, garantindo visibilidade aos trabalhos antes da publicação definitiva em uma de nossas edições quadrimestrais.

Os textos pré-publicados podem ser acessados no seguinte link geral: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2881.

Agradecemos pelo interesse e pelo apoio contínuo à nossa revista.

Atenciosamente,

Comissão Editorial

Saiba mais sobre Novos textos em pré-publicação na Revista Espaço do Currículo

Edição Atual

v. 18 n. 2 (2025): FOUCAULT, DELEUZE E DERRIDA CURRICULISTAS? Como pensamos, problematizamos e criamos currículos com ferramentas metodológicas e conceituais pós-estruturalistas (ou da filosofia da diferença)
					Visualizar v. 18 n. 2 (2025): FOUCAULT, DELEUZE E DERRIDA CURRICULISTAS? Como pensamos, problematizamos e criamos currículos com ferramentas metodológicas e conceituais pós-estruturalistas (ou da filosofia da diferença)
Publicado: 10-05-2025

Artigos

  • ENTRE FIOS E CASULOS o currículo como escrita de seda

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i2.74451
    Maria Clara Camões, Bonnie Axer
    e74451
  • POR UMA ARQUEOLOGIA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO PROJETO DE VIDA DO NOVO ENSINO MÉDIO

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i2.74342
    Thâmara Soares de Moura, Francisco Vieira da Silva
    e74342
  • OS LIMITES DO COMUM NAS PRODUÇÕES CURRICULARES E AS TENTATIVAS DE ANULAÇÃO DA DIFFÉRANCE

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i2.74452
    Matheus Saldanha do Amaral Reis, Pedro Ferreira de Lima Crespo, Matheus Lucas dos Santos Silva
    e74452
  • COLETIVOS ESTUDANTIS E CURRÍCULOS HETEROTÓPICOS linhas de fuga na Educação Superior

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i2.74445
    Monica Houri, Giovanna Nogueira
    e74445
  • POR UMA EXPERIMENTAÇÃO SENSÍVEL COM DELEUZE E GUATTARI E A LITERATURA

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i2.74494
    Janete Magalhães Carvalho, Sandra Kretli da Silva, Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni
    e74494

Demanda Contínua

  • SOBRE QUAL ENSINO RELIGIOSO ESTAMOS FALANDO? a representatividade ancestral afro-brasileira no currículo

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i2.70280
    Robéria Nádia Araújo Nascimento, Augusto Sérgio Bezerra de Oliveira
    e70280
  • CRIAÇÕES CURRICULARES possibilidade de tecer re-existências nosdoscom os cotidianos escolares

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i2.68450
    Erica Teixeira, Márcia Reis, Graça Reis
    e68450
  • REFORMAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS FRENTE ÀS TEORIAS DE CURRÍCULO dois conceitos, um interesse

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i2.68041
    Joice Pereira Soares, Letícia Ramalho Brittes, Laila Azize Souto Ahmad
    e68041
  • A PÓS-MODERNIDADE DE LYOTARD (1924-1998) PARA A COMPREENSÃO TEÓRICA DO CURRÍCULO

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i2.70806
    Hugo José Coelho Corrêa de Azevedo, Rosane Moreira Silva de Meirelles
    e70806
  • POÉTICAS DO COMBATE o gesto pedagógico do ataque e da defesa

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i2.68495
    Gelson Antonio Lopes Júnior, Renata de Camargo Pinto Rocha Lima, Jean da Silva Menezes
    e68495
  • CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO VIÉS DA ETNOMATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i2.68331
    Maria Jacqueline da Silva, Marcos Marques Formigosa
    e68331
  • SENTIDOS EMERGENTES DA DIVERSIDADE DOS PRATICANTESPENSANTES DE UMA ESCOLA DE EJA EM ANGICOS/RN

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i2.70828
    Emanuella de Azevedo Palhares, Francisco Canindé da Silva
    e70828
  • BNCC E AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA análise sobre a inclusão na Educação Física escolar

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i2.66863
    Sidnei Riva, Clésio Acilino Antônio
    e66863
Ver Todas as Edições