A CONSTITUIÇÃO DA PEDAGOGIA: ENTRE A INSTRUCIONALIZAÇÃO E O PARADIGMA DA CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • José Leonardo Rolim de Lima Severo UFPB - PPGE

Resumo

O objetivo do texto é traçar o percurso de constituição da Pedagogia, abordando-a sob os pontos de vista histórico e teórico, a fim de problematizar o modo pelo qual a tendência de instrucionalização do conhecimento pedagógico resultou na fragilização do seu estatuto epistemológico e na redução do seu objeto à esfera das técnicas e instrumentos da instrução escolar. Argumenta-se que o paradigma da Pedagogia como Ciência da Educação consiste em um discurso com potencial de reestruturar princípios e sistemáticas de produção do conhecimento pedagógico, capaz de constituí-la como ciência mediadora da práxis educativa e de fundações político-culturais.

Palavras-chave: Pedagogia. Instrucionalização. Ciência da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Leonardo Rolim de Lima Severo, UFPB - PPGE

Licenciado em Pedagogia. Mestre e Doutorando em Educação pelo PPGE/UFPB.

Referências

CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999.

CARVALHO, A. D. Epistemologia das ciências da educação. Porto: Afrontamento, 1988.

ESTRELA, A. C. Pedagogia ou ciência da educação? Porto: Porto, 1992.

FRANCO, M. A. S.Pedagogia como ciência da educação. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.

HOUSSAYE, J. Para uma definição da pedagogia. In: ______. et al. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 4.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

______. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.

LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: PIMENTA, S. G. Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.

MAZZOTTI, T. B.; OLIVEIRA, R. J. Ciência (s) da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

PIAGET, J. Psicologia e pedagogia.10.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

PIMENTA, S. G. Para uma ressignificação da didática: ciências da educação, pedagogia e didática (uma revisão conceitual e uma síntese provisória). In: ______. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

______. et al. Pedagogia, ciência da Educação? São Paulo: Cortez, 1998.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.

SCHIMIED-KOWAZIK, W. Pedagogia dialética. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Downloads

Publicado

2014-08-17

Como Citar

SEVERO, J. L. R. de L. A CONSTITUIÇÃO DA PEDAGOGIA: ENTRE A INSTRUCIONALIZAÇÃO E O PARADIGMA DA CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 16–30, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/20210. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO