CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA PARAÍBA: A EXPERIÊNCIA DA COORDENAÇÃO ESTADUAL

COURSE OF IMPROVEMENT IN POPULAR EDUCATION IN HEALTH IN PARAÍBA: THE EXPERIENCE OF STATE COORDINATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n1.42301

Palavras-chave:

Educação popular em saúde, Trabalhadores da saúde, Lideranças na saúde

Resumo

O presente trabalho relata e analisa a experiência de formação de trabalhadores e lideranças da saúde, à partir do Curso de aperfeiçoamento em educação popular em saúde no Estado da Paraíba, realizado em 2017. O programa foi coordenado nacionalmente pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz e localmente, pela Escola Técnica de Saúde da UFPB e pelo Centro Formador de Recursos Humanos (CEFOR-RH), da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES/PB). O texto traz o olhar da Coordenação estadual, focando as ações desenvolvidas junto às educadoras e aos educandos. Metodologicamente, o artigo configura-se numa pesquisa qualitativa de cunho descritivo e exploratório, baseada no método da sistematização de experiências. Os resultados configuram a existência de um processo de condução e apoio estadual para a qualificação de trabalhadores e lideranças de saúde na perspectiva da reanimação, da autonomia e da responsabilização. Afım de recolocar a centralidade no compromisso com o cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a defesa e consolidação do próprio Sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Volmir José Brutscher, Universidade de Pernambuco (UPE)

Possui graduação em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier e Universidade de Passo Fundo (1997), mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Tem experiência profissional na área de gestão da educação em saúde e na área de ensino superior. Na graduação, destacam se as disciplinas de Metodologia Científica, Estudos Filosóficos, Filosofia da Educação e Educação de Jovens e Adultos; na pósgraduação, Direitos Humanos e Cidadania e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. Também tem experiência em Educação Popular, centralmente em controle social das políticas públicas, com ênfase em saúde.

Referências

BORNSTEIN, Vera Joana et al (Orgs.) Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2016.

______ et al (Orgs.) Guia do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2016.

BRUTSCHER, Volmir José; SCOCUGLIA, Afonso Celso. Discursos da Educação Popular Contemporânea: encontros com Michel Foucault e Paulo Freire. João Pessoa: Editora da UFPB, 2017.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14. Ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

______ Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

_____. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 9. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.

_____.Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

_____. Pedagogia do Oprimido. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

VASCONCELOS, Eymard Mourão. Educação Popular: de uma Prática Alternativa a uma Estratégia de Gestão Participativa das Políticas de Saúde PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(1):67- 83, 2004

VASCONCELOS, Eymard Mourão. Educação popular e a atenção à saúde da família. 6. ed. – São Paulo: Hucitec; 2015.

Downloads

Publicado

2019-04-18

Como Citar

BRUTSCHER, V. J.; LACERDA, S. M. de P.; DE LIRA, G. A. CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA PARAÍBA: A EXPERIÊNCIA DA COORDENAÇÃO ESTADUAL: COURSE OF IMPROVEMENT IN POPULAR EDUCATION IN HEALTH IN PARAÍBA: THE EXPERIENCE OF STATE COORDINATION. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 231–246, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n1.42301. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/42301. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE