O retorno da opinião do homem comum no conceito de relevância na internet

Autores

  • Fernando Garbini Cespedes

Resumo

Os processos históricos de construção do conhecimento elegeram a Universidade, o métodocientífico e o discurso verbal como principais fontes de conhecimento oficial (BAIRON),lógica extendida à produção de bens culturais, resguardando a apenas algumas instituiçõescomo a indústria fonográfica e Hollywood os privilégios da produção do sentido. Assim, aohomem ordinário (CERTEAU), restariam apenas as limitações do consumo das frações decultura. A internet, devido à sofisticação da linguagem hipermidiática (BAIRON) e dadificuldade de interação de usuários não iniciados (SANTAELLA), mostra-se, inicialmente,como uma barreira entre homem comum e cultura. Entretanto, em seu estágio atual, no quala opinião do indivíduo é fator de definição de relevância (JOHNSON), a pode, enfim,cumprir suas premissas de cooperação, descentralização, meritocracia e contribuiçãocomunitária (CASTELLS), incluindo a opinião do homem comum, antes alheia, aoprocesso de construção de conhecimento e cultura.

Palavras-chave: Construção do conhecimento. Sistemas bottom-up. Hipermídia.Mecanismos de busca. Redes digitais.

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Biografia do Autor

Fernando Garbini Cespedes

Mestrando do Programa de Pós-Graduação da Escola de Counicação e Artes da Universidade de São Paulo(PPGCOM-USP). E-mail:fecespedes@gmail.com.

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Publicado

2014-12-09

Edição

Seção

Artigos