Difundindo conhecimento sobre a construção de indicadores de percepção crítica do modelo de avaliação da CAPES: um olhar sob a ótica do design cognitivo

Autores

  • Anderson Café
  • Núbia Moura Ribeiro
  • Roberto Leon Ponczek

Resumo

O modelo avaliativo da pós-graduação promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) se constitui como objeto de investigação de diferentes pesquisadores. Entretanto, esses estudos não trazem instrumentos de pesquisas capazes de mensurar objetivamente a percepção crítica dos pesquisadores em relação a esse modelo. Dessa forma, o objetivo do artigo é promover a difusão do conhecimento sobre a experiência de construção de indicadores para mensuração da percepção crítica dos pesquisadores sobre o modelo de avaliação da CAPES sob a lente do design cognitivo. A metodologia utilizada consistiu, no primeiro momento, da elaboração de indicadores de percepção e, posteriormente, da interação e validação desses por docentes com ampla experiência com o modelo avaliativo da CAPES. Os resultados mostram as experiências obtidas nesse percurso investigativo dentro das categorias do design cognitivo: interação, interatividade, contextualidade e mediação. Concluiu-se que o design cognitivo é uma ferramenta interessante, a qual possibilita planejar etapas requeridas para a elaboração de instrumentos de coleta de dados.

Palavras-chave: Difusão do conhecimento. Socioconstrutivismo. Instrumento de mensuração.

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Biografia do Autor

Anderson Café

 

 

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Publicado

2015-04-19

Edição

Seção

Artigos