A técnica do grupo focal em pesquisa sobre Educomunicação: construindo ecossistemas comunicativos

Autores

  • Fernanda da Silva Lino PPGC/UFPB
  • Raquel Regina Zmorzenski Valduga Schöninger
  • Ademilde Silveira Sartori

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n4.39310

Resumo

Este artigo teve como intenção refletir sobre as contribuições da técnica metodológica do grupo focal para o campo da educação e para o campo da Educomunicação. O texto aborda a definição do grupo focal enquanto uma técnica qualitativa de coleta de dados, suas características e alguns traços de como é aplicado no campo das ciências sociais. O artigo também apresenta a definição da Educomunicação como um campo de inter-relação entre a comunicação e a educação, diante de um cenário educativo cada vez mais marcado pelas tecnologias digitais. A Educomunicação tem entre os seus conceitos-chave, a criação de ecossistemas comunicativos, portanto, este artigo trata das afinidades entre este elemento tão importante para a Educomunicação e a técnica de grupo focal para coleta de dados. Por fim, as considerações finais ressaltam as contribuições dessa técnica para as pesquisas em Educomunicação, onde ambas se afinam no sentido de buscar práticas mais dialógicas e participativas.

Palavras-chave: Pesquisa. Grupo focal. Educomunicação. Ecossistemas comunicativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-04-21

Edição

Seção

Artigos