Escrita colaborativa: possibilidades para produção textual do gênero comentário crítico no ensino médio

Autores

  • Daiane Mari Silva Pierezan PPGC/UFPB
  • Greice da Silva Castela

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n12.43524

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre escrita colaborativa e apresentar uma proposta de trabalho com o gênero discursivo comentário crítico por meio da escrita colaborativa para alunos do 1º ano do Ensino Médio. Esse estudo é parte da dissertação que estamos realizando no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel. Esta pesquisa se justifica tanto pela atualidade do tema como pelo fato de que em relação às práticas pedagógicas no âmbito escolar utilizando a escrita colaborativa, há uma carência de trabalhos. A escrita colaborativa surge como estratégia metodológica à produção textual, que permite estimular professores e estudantes ao trabalho coletivo e aliar a tecnologia ao ensino. Utilizamos como referencial teórico autores como: Castela (2009), Rojo e Moura (2013), Pinheiro (2011), Coscarelli (2016), entre outros.

Palavras-chave: Escrita colaborativa. Produção textual. Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos