Stories da Seleção: Instaséries e princípios de gamificação em campanha da Gol

Autores

  • Emilly Belarmino PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n5.45781

Resumo

Com o advento da internet, aliada aos dispositivos móveis, diversas mudanças surgiram em nossa sociedade perpassando assim por diversos campos. No audiovisual não seria diferente. As produções vêm sofrendo nos últimos anos significativas modificações, desde a renovação dos aparatos tecnológicos até os ambientes para difusão. No que diz respeito as produções seriadas nas redes sociais, o Instagram em especial vem se mostrando como um ambiente vasto para essas experimentações, classificadas aqui como Instasérie. O objetivo desse artigo é compreender o fenômeno através de uma análise da linguagem, construção da narrativa e identificação dos processos de gamificação, bem como seu uso, dentro da produção “Stories da Seleção”. Compartilhada na função Stories no Instagram da companhia aérea Gol que reúne em seus cinco episódios de curta duração elementos característicos da rede como efemeridade, estética mobile, isso é, móvel, ubíqua e híbrida, além da inserção de processos de gamificação.

Palavras-chave: Instaséries. Narrativas Digitais. Gamificação. Efêmero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-19

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS