Inclusão de Minorias nas Organizações de Trabalho: Análise Semiótica de uma Estratégia de Recrutamento de uma Multinacional de Fast Food

Autores

  • Alex Fernandes Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carolina Riente de Andrade Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
  • Luiz Alex Silva Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i2-33702

Palavras-chave:

Inclusão social, Minorias, Semiótica, Organizações de trabalho.

Resumo

A inclusão de minorias sociais nas organizações de trabalho é uma delicada questão no que se refere à dinâmica sócio-organizacional, marcada por sua referenciação a um modelo hegemônico (e ideológico) de trabalhador que hierarquiza as reais possibilidades aos sujeitos que se distanciam de tal referência. Permanecem os discursos pela inclusão e pelo desenvolvimento como forma de manipular subjetivamente o trabalhador, sem que haja de fato a sua integração e possibilidade de empoderamento na estrutura organizacional. Este ensaio busca, portanto, refletir sobre os impasses e possibilidades nesse processo, a partir de uma revisão bibliográfica sobre a situação de mulheres, negros, homossexuais e pessoas com deficiência no mercado de trabalho e, em seguida, relacionar tal situação geral a uma análise semiótica de uma estratégica de captação numa grande empresa no contexto brasileiro. O que se percebe, ao final do trabalho, é que, concretamente, as organizações ainda reproduzem espaços de estigmatização existentes na sociedade. Adverte-se aqui aos gestores que o ato de incluir não deve ser visto como um cumprimento legislativo ou qualquer outro mecanismo de apropriação do trabalho, mas como um processo que possa promover o desenvolvimento organizacional, social e humano, de maneira geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Fernandes Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Carolina Riente de Andrade, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora EBTT do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Luiz Alex Silva Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Magalhães, A. F., de Andrade, C. R., & Saraiva, L. A. S. (2017). Inclusão de Minorias nas Organizações de Trabalho: Análise Semiótica de uma Estratégia de Recrutamento de uma Multinacional de Fast Food. Teoria E Prática Em Administração, 7(2), 12–35. https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i2-33702

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)