As ´medidas´ da saúde midiática: jornalismo e cidadania no Fantástico

Autores

  • Patrícia MONTEIRO Universidade Federal de Pernambuco - Brasil
  • Luís Augusto MENDES Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Palavras-chave:

Jornalismo, Cidadania, Corpo, Discurso, Saúde.

Resumo

A busca pelo corpo saudável aparece como uma das mais importantes questões contemporâneas. O indivíduo é interpelado por discursos midiáticos que o incitam a entrar em forma, como se uma nova condição de saúde fosse possível, desde que o corpo seja modelado a partir de determinadas técnicas e medidas. Nesse sentido, o cuidado com a aparência física produz uma ética da existência na qual ser magro tem relação sinonímica com ser saudável. Posicionando-se como instrumento de construção da cidadania, o jornalismo elabora um dizer que conduz a práticas de agenciamento do corpo em redes de saber, poder e verdade. Esta realidade suscita questões éticas, tais como: é possível, à mídia, gerir a saúde dos indivíduos? Quais discursos são empregados para definir um corpo que deve ser enquadrado a partir de um determinado padrão? O presente artigo pretende investigar a relação entre saúde, jornalismo e cidadania, tendo como objeto empírico o quadro Medida Certa, veiculado no programa Fantástico, da Rede Globo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia MONTEIRO, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Jornalista, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Teorias do Texto pela Universidade Federal de Sergipe.

Luís Augusto MENDES, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Jornalista, doutor em Psicologia Social pela UFPB e UFRN. Professor-substituto do Departamento de Mídias Digitais (DEMID-UFPB).

Referências

EHRENBERG, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida: Ideias e Letras, 2010.

EPSTEIN, Isaac. Comunicação de massa para a saúde: esboço de uma agenda midiática. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, n. 8-9, 2008, p. 132-142.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 5.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

GOLDENBERG, Miriam.; RAMOS, Marcelo. A civilização das formas: o corpo como valor. In: GOLDENBERG, Miriam. (org). Nu e Vestido: dez antropólogos revelam a cultura carioca. São Paulo: Record, 2002.

LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

MAFFESOLI, Michel. O imaginário uma realidade. In: Revista Famecos. Porto Alegre, n° 15, agosto. 2001.

MARCONDES FILHO, Ciro. O capital da notícia: jornalismo como produção social da segunda natureza. São Paulo: Ática, 1989. 2 ed.

MARQUES DE MELO, José. Teoria do jornalismo: identidades brasileiras. São Paulo: Paulus, 2006.

PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2005.

PERUZZO, Cicilia M.K. Comunicação nos movimentos populares - a participação na construção da cidadania. Petrópolis: Vozes, 1999.

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.

VIGITEL Brasil 2011. Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. SVS/Ministério da Saúde e NUPENS/Universidade de São Paulo, 2011. Disponível em: < http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2012/Abr/10/vigitel_100412.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2012.

VIGARELLO, Georges. História da beleza: o corpo e a arte de se embelezar, do Renascimento aos dias de hoje. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

Sites

www.globo.com

www.memoriaglobo.globo.com

http://www.folha.uol.com.br/

Downloads

Publicado

2015-10-02

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique