TEXTO, IMAGEM E EDIÇÃO: os passos do impeachment sob a ótica discursiva do Jornal Nacional [Brasil]

Autores

  • Sérgio Arruda de MOURA Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro | Brasil
  • Mozarth Dias de Almeida MIRANDA Centro Universitário Redentor | Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2018v5n2.42860

Palavras-chave:

Telejornalismo, Discurso jornalístico, Impeachment, Edição televisual, Jornal Nacional.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o discurso que resulta da intervenção da edição de texto e imagem em reportagem do Jornal Nacional, de 21 de outubro de 2015, que tem como tema o episódio da entrega da denúncia de irregularidade do governo Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Buscando abordar o discurso jornalístico de um momento político que influenciou muito a opinião pública, vamos procurar entender como texto e imagem formam um todo indiscernível que marca o discurso construído para efeitos de espetáculo. Concluímos que a edição é o lugar onde se dá o discurso ao privilegiar de forma particular a relação entre o que o texto diz e o que a imagem mostra e por ser o lugar onde se firma o contrato de comunicação entre os sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Arruda de MOURA, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro | Brasil

JORNALISTA. Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Contato: arruda.sergio@gmail.com

Mozarth Dias de Almeida MIRANDA, Centro Universitário Redentor | Brasil

JORNALISTA. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Mestre em Televisão Digital pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Contato: mozarthdias@hotmail.com

Referências

BRASIL, Antonio. Telejornalismo imaginário – memórias, estudos e reflexões sobre o papel das imagens nos noticiários de TV. Florianópolis: Insular, 2012.

BREED, W. Controle social na redação. Uma análise funcional. In: TRAQUINA, N. (Org.). Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Vega, 1993

CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. Tradução: Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2010.

CHARLEAUX, João Paulo. De Dilma a Temer: o que mudou e o que segue igual no Brasil. Nexo, São Paulo, 19 mar. 2017. Disponível em:< https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/03/19/De-Dilma-a-Temer-o-que-mudou-e-o-que-segue-igual-no-Brasil >. Acesso em: 27 jun. 2018.

CRUZ NETO, José Elias da. Reportagem de televisão: como produzir, executar e editar. Petrópolis: Vozes, 2008.

FARIA, Tales (Ed.). Leia uma comparação dos indicadores econômicos antes e depois de Temer. Poder 360, Brasília. Disponível em: < https://www.poder360.com.br/economia/leia-uma-comparacao-dos-indicadores-economicos-antes-e-depois-de-temer/ >. Acesso em: 27 jun. 2018.

LEAL, Edson Pereira Bueno. Economia Brasileira – 21 a 31 de outubro de 2015. Administradores.com, João Pessoa, 31 out. 2015. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/economia-brasileira-21-a-30-de-outubro-de-2-015/91355/ >. Acesso em: 27 jun. 2018.

ORLANDI, E. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes Editores, 2010.

VILELLA, Regina. Profissão: Jornalista de TV – Jornalismo aplicado na era digital. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2008.

VIZEU, Alfredo Eurico Jr. Decidindo o que é notícia: os bastidores do telejornalismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1994.

Downloads

Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique