Sem “leveza na língua”, a voz poética de Kaur: da denúncia à homenagem

Autores

  • Dantielli Assumpção Garcia Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Maria Beatriz Ribeiro Prandi Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto /USP
  • Melissa Frangella Lozano Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto /USP
  • Lucília Maria Abrahão e Sousa Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto /USP

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.35292

Resumo

Neste trabalho, a partir da perspectiva teórica da Análise de Discurso, analisaremos um vídeo, produzido pela Editora Planeta de Livros Brasil, de divulgação da obra de Rupi Kaur, o qual circulou na Internet no Dia Internacional da Mulher como uma homenagem às mulheres pelo seu dia. Pretendemos refletir sobre os deslocamentos que o vídeo produz ao trazer os poemas de Rupi Kaur declamados por atrizes globais. Na obra de Kaur, temos a denúncia, o assédio, a violência, a resistência como significantes que dizem acerca da mulher. Já, no vídeo, esses são deslocados e se sustenta a necessidade de homenagear a mulher, seja com flores ou com poesia, pelo seu dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dantielli Assumpção Garcia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Letras: Português/Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Estudos Linguísticos (2008) e doutorado em Estudos Linguísticos também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Realizou uma pesquisa de Pós-Doutorado (A Marcha das Vadias nas redes sociais: efeitos de feminismo e mulher, Apoio Fapesp) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP) sob a supervisão da Profa. Dra. Lucília Maria Abrahão e Sousa (2013-2015). Atualmente, realiza junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná uma pesquisa de Pós-Doutorado ("A manualização do saber linguístico e a constituição de uma linguagem não sexista") com apoio CAPES sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre Sebastião Ferrari Soares. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, História das ideias Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: gramatização, arquivos, Institutos Históricos e Geográficos, análise do discurso urbano, redes sociais, feminismo, cibermilitância.

Maria Beatriz Ribeiro Prandi, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto /USP

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Membro do E-L@DIS – Laboratório discursivo, sujeitos e sentidos em movimento (FAPESP).

Melissa Frangella Lozano, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto /USP

Psicóloga. Pesquisadora do E-L@DIS – Laboratório discursivo, sujeitos e sentidos em movimento (FAPESP).

Lucília Maria Abrahão e Sousa, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto /USP

Livre-Docente em Ciências da Informação e da Documentação. Profa. do Curso de Graduação em Ciências da Informação e da Documentação e Programa de Pós-Graduação em Psicologia, ambos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenadora do E-L@DIS – Laboratório discursivo, sujeitos e sentidos em movimento (FAPESP) e do Grupo de Pesquisa “Discurso e memória: nos movimentos do sujeito”.

Downloads

Publicado

2018-01-12

Como Citar

GARCIA, D. A.; PRANDI, M. B. R.; LOZANO, M. F.; SOUSA, L. M. A. e. Sem “leveza na língua”, a voz poética de Kaur: da denúncia à homenagem. Revista Ártemis, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 83–90, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.35292. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/35292. Acesso em: 20 abr. 2024.