Uma nova mulher (?): gênero feminino na filmografia contemporânea da Disney

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DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.36099

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi compreender os discursos (efeitos de sentidos) ligados ao gênero feminino e à heteronormatividade concernentes à filmografia contemporânea da Disney. Foram utilizados para a análise três filmes (Valente, 2012; Frozen, 2013; e Malévola, 2014) que compuseram o corpora de análise. Três Formações Discursivas (Feminilidade Hegemônica, Ato Heroico, Amor Romântico) foram constituídas e analisadas a partir da Análise do Discurso de tradição francesa de Michel Pêcheux. Essas animações estão dotadas de elementos simbólicos (explícitos e implícitos) que propiciam a discussão sobre o modo como o gênero feminino é representado, visto que sugerem fissuras tanto nas matrizes hegemônicas do feminino como na naturalização da heteronormatividade enquanto forma única de configuração das relações entre e intra os gêneros. Nominalmente, consideramos que essas produções cinematográficas são espaços discursivos de conflitos e tensões entre aspectos tradicionais e questionadores do gênero feminino na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Juliana Machado Ruiz, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Rafael De Tilio, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Departamento de Psicologia Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia Universidade Federal do Triângulo Mineiro

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Publicado

2018-08-01

Como Citar

RUIZ, J. M.; DE TILIO, R. Uma nova mulher (?): gênero feminino na filmografia contemporânea da Disney. Revista Ártemis, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 163–182, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.36099. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/36099. Acesso em: 19 abr. 2024.