BIBLIOTECÁRIO NA FORMAÇÃO DE LEITORES EM POTENCIAL

Autores

  • Keina Maria Guedes da Silva
  • Maria do Livramento de C. Lendengue

Resumo

Tendo em vista que o bibliotecário trabalha com um poderoso instrumento de desenvolvimento das potencialidades humanas, que é a leitura, buscou-se promover através de oficinas lúdicas, atividades de leitura que enfocavam o gosto das crianças pela leitura, favorecendo uma rica troca de saberes e potencializando o engajamento social, político e cultural de 40 crianças de duas escolas públicas da Rede Municipal da periferia de Fortaleza, na faixa etária de 7 a 12 anos de idade. A metodologia adotada consistiu-se no desenvolvimento de atividades de cotação de histórias, dinâmicas interativas voltadas para práticas de diferentes leituras e atividades leitoras com revistas, jornais, livros de literatura infantil e juvenil e cartilhas educativas. Divulgamos a importância das práticas de leitura, num processo de reflexão sobre o que ela representa na vida das crianças, elucidando a utilização e a importância da leitura para o desenvolvimento da sociedade. Com isso obtivemos um resultado satisfatório com o aumento da percepção das crianças a diversos caminhos possíveis por via da leitura num exercício potencial, interativo, dinâmico, cooperativo de ação e criação, transformando a leitura em fonte de prazer e atividade de lazer. Formando pessoas cidadãs que pensam, refletem e atuam criticamente sobre os acontecimentos a sua volta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-02-17