Gênero e política nas revistas brasileiras:

uma análise do conteúdo midiático sobre a presidenta Dilma Rousseff

Autores

  • Fernanda Cavassana de Carvalho Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Marcia Boroski Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2018v11n1.40743

Palavras-chave:

Gênero e Mídia, Gênero e Política, Dilma Rousseff

Resumo

Este artigo identifica e discute quais termos foram utilizados para criticar o segundo mandato do governo Dilma sob a perspectiva de gênero nas capas das revistas semanais, sendo o corpus composto por 89 capas de Época, Veja e IstoÉ, de 2015 e 2016. A metodologia é a análise quantitativa de conteúdo, por meio de métodos clássicos e automatizados. Como aporte teórico, exploram-se estudos sobre as interfaces entre mídia, política e gênero, com ênfase na cobertura jornalística sobre mulheres na política pelas revistas brasileiras. Discute-se como esta imprensa atua na construção social de gênero por meio de seus discursos midiáticos. Os resultados indicam que a cobertura negativa à presidenta sob a perspectiva de gênero esteve vinculada ao seu governo e à imagem masculina de seu vice-presidente, Michel Temer.

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Publicado

2018-07-02

Como Citar

CARVALHO, F. C. de; BOROSKI, M. Gênero e política nas revistas brasileiras:: uma análise do conteúdo midiático sobre a presidenta Dilma Rousseff. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 11, n. 1, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2018v11n1.40743. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/40743. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos