NARRATIVA MÍTICA COMO PROMOÇÃO DE TOLERÂNCIA RELIGIOSA EM SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Jorcemar Bezerra de Albuquerque

Resumo

Resumo Este trabalho visa mostrar minha experiência como monitor na disciplina de estágio supervisionado I, e a observação da importância das narrativas míticas para a promoção da tolerância em sala de aula. Vendo a realidade que nos cerca hoje, os problemas que permeiam nosso dia a dia, a religião é muitas vezes colocada em xeque, culminando em guerras religiosas, intolerâncias e os diversos tipos de violências. Diante destas situações, proponho que o Ensino Religioso na escola ,quando bem estruturado, ajudará os alunos a desenvolver o respeito pela diversidade cultural e religiosa – conforme preconizado pela LDB. Através da ampliação dos conhecimentos e da capacidade de análise crítica das crenças e normas de conduta diferentes das suas, os alunos poderão aceitar melhor a convivência com a multiculturalidade. A utilização das narrativas míticas como meio de veiculação desta multiculturalidade no campo religioso – o mais problemático na escola, atualmente – permite um momento de distensionamento durante a aula que favorece esta ampliação cognitiva. Minha experiência como monitor da disciplina Estágio I trouxe-me subsídios para afirmá-lo. Palavras-chave: Imaginário. Intolerância. Educação. Abstract This work aims to show my advisor’s experience on Supervised Stage I discipline, and the observation of the importance of mythical narratives to promote tolerance during classes. Watching our surrounding reality nowadays, the problems which pervades our day by day show religion many times jeopardized, culminating on religious battles, intolerance and various kinds of violence. Considering theses facts, I propose that Religious Instruction at school, when well structured, may help students to develop respect for cultural and religious diversity – according to LDB. Through broadening knowledge and critical analysis capacity of norms and beliefs of different patterns of behavior, children could better accept multicultural sociability. The use of mythical narratives as a means of transportation for this religious multicultural field – the most problematical at school nowadays – allows a moment of distension during class, favoring that cognitive enlargement. My experience as advisor brought me subsidies to make such an affirmation. Key-words: Imaginary. Intolerance. Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-02

Edição

Seção

Artigos: Temática Livre