“NYANGARA CHENA”: O CULTO À SERPENTE, O HOMEM E A PRÁTICA DE CURA “NYANGARA CHENA”: THE CULT OF THE SNAKE, MAN AND PRACTICE OF HEALING

Vinícius Vasconcelos Castro

Resumo


RESUMO
Este artigo se propõe a analisar o livro Nyangara Chena: A Cobra Curandeira, autoria de Rogério Andrade Barbosa e ilustração de Salmo Dansa, publicação com o objetivo de ser um livro paradidático infanto-juvenil e recomendado pelo Ministério da Educação para o 6° ao 9° ano do ensino fundamental, distribuído pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE 2011, objetivando garantir a alunos(as), professores(as) e demais profissionais da escola, o acesso á cultura, a informação e as relações étnicas, além do estimulo a leitura. Procuramos realizar um estudo que relacione a prática de cura e as simbologias presente no conto. O contato com o livro possibilita outra forma de jovens e crianças analisar a cultura do Zimbábue, possibilitando assim um olhar diferenciado a respeito da África e suas múltiplas relações culturais. Além do mais, o paradidático a ser analisado neste texto versará por outras práticas culturais, apresentando a importância da oralidade para a cultura Xona, além de verter um contraponto com o conto e o hibridismo cultural afro-brasileiro desmistificando termos preconceituosos que estão inseridos no espaço e nas práticas escolares, demonstrando que a leitura é uma ferramenta de aprendizagem e de reflexão na educação básica.
PALAVRAS-CHAVES: Relações Étnico-Raciais, Tradição Oral, Serpente Sagrada.

“NYANGARA CHENA”: THE CULT OF THE SNAKE, MAN AND THE PRACTICE OF HEALING
ABSTRACT
This article aims to analyze the book Nyangara Chena : The Cobra Healer , by Rogério Andrade Barbosa and illustration of Psalm Dansa , published aiming to be a juvenile non-didactic book recommended by the Ministry of Education for the 6th to the 9th first year of elementary school , distributed by the National school Library - PNBE 2011 , aiming to ensure to the students , teachers and other school professionals the access to culture , information and ethnic relationships besides stimulating reading . We seek to conduct a study that relates the practice of healing and symbols in this tale. The contact with the book allows another form for young children to examine the culture of Zimbabwe, thus enabling a different look about Africa and its multiple cultural relations. Moreover, the non-didactical book analyzed in this article will focus on other cultural practices, showing the importance of oral aspect to Shona culture, as well as pouring a counterpoint to the tale and the African-Brazilian cultural hybridity, demystifying prejudicial terms that have entered the school space and politics, demonstrating that reading is a tool for learning and reflection on basic education.
KEYWORDS: Racial-Ethnic Relations, Oral Tradition and Sacred Serpent.

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ISSN: 2317-0476
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