A INFLUÊNCIA PEDAGÓGICA DO ENSINO RELIGIOSO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ

Alan Nickerson Alves

Resumo


RESUMO

Este artigo tem como propósito propiciar uma reflexão sobre a influência pedagógica que possui o ensino religioso para a sociedade atual, detectado o fato de que este componente curricular tende a se apresentar como uma ponte na condução dos indivíduos à cidadania. Nosso objetivo consistiu em demonstrar as possíveis contribuições deste tipo de ensino para construção de uma sociedade mais inclusiva, configurada na renovação da consciência dos indivíduos a respeito da diversidade religiosa. Por último, apontamos o professor de ensino religioso como agente fundamental, cuja ação educativa pode contribuir significativamente para a eliminação de todo impasse confessional, dada à compreensão de que os preconceitos de cunho religioso só poderão ser eliminados se houver na instituição escolar um ensino capaz de aprimorar a humanização e a cidadania do estudante.

Palavras-chave: Cidadania. Ensino Religioso. Imaginário social.




ABSTRACT

This article aims to provide a reflection on the pedagogical influence that has religious education for today's society, detected the fact that this curriculum component tends to present itself as a bridge in the conduct of individuals to citizenship. Our goal was to demonstrate the possible contributions of this type of education in building a more inclusive society, set in the renovation of an awareness in people about religious diversity. Finally, we point the teacher of religious education as a key agent, whose educational activities can significantly contribute to the elimination of all confessional deadlock, given the understanding that the religious nature of prejudice can only be eliminated if the educational institution capable of teaching enhance the humanization and the citizenship of the student.

Keywords: Citizenship. Religious Education. Social imaginary.

Texto completo:

PDF




ISSN: 2317-0476
r.diversidadereligiosa@gmail.com