Umbanda e São Cosme e Damião: olhares socioantropológicos à mesa infantil

Autores

  • Lucas Collito Martins Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO
  • Jefferson Olivatto da Silva Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO
  • Marcela Komechen Brecailo Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO
  • Diana Souza Santos Vaz Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO

Resumo

O texto apresenta um ensaio teórico destacando os aspectos socioculturais e os sentidos atribuídos à oferta alimentar em um ritual de São Cosme e Damião, entre frequentadores de um terreiro de Umbanda através de uma observação participante, levantamento bibliográfico e narrativas do povo de santo frente a metodologia, onde tornam-se as vias para o desenvolvimento do estudo. O foco do trabalho está direcionado para os sujeitos, a religiosidade e os significados no interior das práticas que envolvem a alimentação neste espaço. Para tanto, nos debruçamos numa análise social com base em discussões de autores clássicos como Durkheim e Mauss, até os mais contemporâneos como Goffman e Maciel, num contexto antropológico, cultural e religioso. O espaço sagrado e a relação homem-comida no que tange o simbolismo religioso, ressignifica o ato de se alimentar e o universo infantil, que são observados na prática festiva, além, desta ser um ponto educacional das relações étnico-raciais possíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Collito Martins, Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO

Graduação em Nutrição (UNICENTRO), Graduando em Sociologia (UNIP), Especialização em andamento em Educação e Sociedade (FESL).

Jefferson Olivatto da Silva, Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO

Graduação em Psicologia (UNESP), graduação em Filosofia (USC), mestrado em Educação (UNESP) e doutorado em Ciências Sociais (UNESP).

Marcela Komechen Brecailo, Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO

Graduação em Nutrição (UFPR), Aperfeiçoamento em Vigilância Alimentar e Nutricional (FIOCRUZ), Especialização em Docência em Saúde (CBES), Mestrado em Nutrição (UFSC), doutoranda em Sociologia (UFPR).

Diana Souza Santos Vaz, Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO

Graduação em Nutrição (UNOPAR), mestrado em Promoção da Saúde (UNICESUMAR).

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos: Temática Livre