Ensino público e laicidade: Uma análise sobre a frequente inserção das datas comemorativas "religiosas" no currículo escolar

Autores

  • Joana Dark Andrade de Sousa Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Glício Freire Freire de Andrade Universidade Federal da Paraíba
  • Karla Samara dos Santos Sousa Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Até que ponto educação, ensino e religião se misturam? Essa é uma pergunta que muitos fazem em tempos contemporâneos. A presença da religião no contexto escolar e a relação desta com as práticas pedagógicas são considerados ainda marcos fulcrais nas discussões sobre o assunto, sobretudo por seus equívocos e pretensões. Um dado, porém, torna-se aí fundamental: quando falamos especificamente sobre o ‘ensino público’ e sua ligação com a esfera religiosa, torna-se fundamental falar sobre a questão da laicidade. De modo geral, a ideia da laicidade preconiza a existência de um Estado neutro, não confessional que, em vista disso, tem por escopo justamente tratar todas as expressões religiosas com isonomia. Outra premissa importante do Estado que se assume laico é não permitir que interesses de âmbito religioso possam interferir no campo político, o que inclui o seio educacional. Na esteira desses apontamentos, este ensaio buscar analisar como a questão da laicidade vem sendo posta no ensino público brasileiro, em específico: como datas “religiosas”, frequentemente comemoradas nas escolas públicas acabam se inserindo no currículo escolar. Cerne de muitos debates, a questão vem se tornando alvo de muitos conflitos e mal-entendidos.

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Biografia do Autor

Glício Freire Freire de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Ciências das Religiões

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Publicado

2016-12-01