Mapeamento das religiões orientais em Macapá

Autores

Palavras-chave:

“religiões orientais”, mapeamento, “transito religioso”

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de elaborar um mapeamento das religiões orientais em Macapá, Estado do Amapá, com base em um questionamento que ocorre em face aos dados do IBGE no decorrer do tempo: será que o desempenho das religiões orientais em Macapá segue a tendência nacional? A metodologia aqui utilizada consiste na análise dos dados estatísticos (BARBETA, 2002) apresentados pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, além de revisão bibliográfica, análise documental e observação participante. Diante de um contexto plural contemporâneo, de “trânsito religioso”, observa-se que o espaço urbano em Macapá, especificamente no campo religioso, apresenta diversas instituições religiosas, dentre elas as Católicas, Evangélicas, Espíritas e Orientais. Esta última mostra-se no meio urbano como mais uma opção no mercado religioso (BERGER, 2002), com destaque para as “novas religiões orientais”: Igreja Messiânica Mundial, Seicho-no-ie, Soka gakai, Hare Krisna e Igreja da Unificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Igor Leal Costa

Graduado em Ciências Sociais na Universidade Federal do Amapá, integrante do Grupo de Pesquisa sobre Violência e Criminalizações (GPVIC) e bolsista voluntário no Programa Voluntariado de Iniciação Científica. Membro do Grupo de Pesquisa do Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade (CEPRES-UNIFAP/CNPq).

Marcos Vinicius de Freitas Reis, UNIFAP

Doutor em Sociologia pela UFScar. Docente do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amapá. Coordenador do Grupo de Pesquisa CEPRES – Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos: Temática Livre