De maconha à Santa Maria: Apontamentos para uma cartografia de um processo de subjetivação acerca do uso religioso de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas (1970-2010)

Autores

  • Jéssica Rocha Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Maconha, Subjetividade, Rizoma, Santa Maria, Cartografia

Resumo

O Santo Daime é uma religião genuinamente brasileira que faz uso de um chá psicoativo em seus rituais, de uso já regulamentado nacionalmente,e que o considera com poder de cura e ascensão espiritual. Em uma ramificação dessa doutrina também encontramos, em meados da década de 1970, um processo de subjetivação, como conceituado por Guattari aquilo que tem o seu sentido modificado para atender a demanda das enunciações coletivas, de outro psicoativo. Este apesar de ainda ilícito no país, passa de maconha à Santa Maria, a partir de sua ressignificação forjando o set e o setting de seu uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Rocha, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Formada em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Historiografia Brasileira da UFMS, Aluna Especial do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus Franca

Downloads

Publicado

2016-12-01