O conceito de ignorância no capítulo 127 do Satyasiddhisastra

Autores

Palavras-chave:

Budismo, ignorância, avidya, satyasiddhisastra, dharma

Resumo

Este trabalho pretende analisar o conceito de ignorância proposto no capítulo 127 do Satyasiddhisastra a partir da oposição feita pelo autor Harivarman, isto é, entre ignorância como falso discernimento e como ausência de conhecimento apenas. Para tanto, adotamos uma metodologia descritivo-estruturalista que procura isolar o conceito de ignorância apresentado ao longo do texto para, em seguida, cotejar o seu significado em sânscrito a partir de alguns dicionários especializados, apresentando também o sentido do termo em sua forma positiva, isto é “vidya” (sem a partícula de negação a). Eventualmente, faremos algumas observações nessa seção. Num segundo bloco de investigação, primeiramente, traremos uma interpretação acadêmica do Sastra após a qual faremos um contraponto filosófico a partir de um texto da tradição oriental e de um determinado aspecto do chamado problema do mal, dentro da filosofia ocidental. Na última parte, com base na fundamentação teórico-filosófica apresentada, analisaremos criticamente o conceito de ignorância defendido no Satyasiddhisastra, usando uma argumentação de cunho linguístico-logicista. Nesse sentido, partindo dessa perspectiva analítica, o artigo considera que há uma contradição no discurso religioso utilizado para defender determinada acepção de ignorância, ao mesmo tempo em que reconhece sua razão de ser em função de critérios eminentemente “endógenos”.

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Biografia do Autor

Nestor Figueiredo, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Letras pela UFPB (1998). Graduando em Ciências das Religiões (UFPB). Pesquisador nas áreas de Budismo; Cristianismo Primitivo e Filosofia.

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Publicado

2016-12-01