Da província ao estado de Mato Grosso (1860–1930): a metamorfose dos Terenas ao cristianismo

Autores

  • Rosalvo Ivarra Ortiz UFGD
  • Ane Caroline dos Santos UFGD
  • Noêmia dos Santos Pereira Moura UFGD

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-0476.2017v7n1.32738

Palavras-chave:

Povo Terena, Conversão Cristã, Xamanismo.

Resumo

O objetivo do artigo é mostrar o processo de institucionalização do cristianismo no sul de Mato Grosso e como deu-se a conversão dos Terena, que resistiram por muito tempo ao cerco da sociedade nacional e regional. Na segunda metade do século XIX, antes da Guerra contra o Paraguai muitos dessa etnia foram aldeados pelos missionários católicos e no início do século XX muitos outros converteram-se ao protestantismo. Contudo, como o processo de institucionalização do catolicismo e do protestantismo foi lentamente processado no sul de Mato Grosso os indígenas foram negociando espaços para as novas crenças e ao mesmo tempo seguiram cultivando o xamanismo e suas práticas cosmológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosalvo Ivarra Ortiz, UFGD

Graduando em Ciências Sociais pela Faculdade Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados- FCH/UFGD. Bolsista: Capes.

Ane Caroline dos Santos, UFGD

Graduanda em Ciências Sociais pela Faculdade Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados- FCH/UFGD. Bolsista: Capes.

Noêmia dos Santos Pereira Moura, UFGD

Professora Adjunta III da UFGD, licenciada e mestre em História com ênfase em História Indígena (UFMS), doutora em Ciências Sociais/Etnologia (UNICAMP). Coordenadora Institucinal PIBID/UFGD. Pesquisadora na etnia Terena.

Downloads

Publicado

2017-06-08

Edição

Seção

Artigos: Temática Livre