Poder, religião e comunicação: o uso político da cultura na Romaria do Bonfim em Natividade (TO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-0476.2017v7n1.32793

Palavras-chave:

Política, Poder, Romaria do Bonfim, Tocantins.

Resumo

O presente trabalho traz uma análise dos discursos proferidos durante a Romaria do Bonfim de Natividade, que reúne cerca de 100 mil fiéis e, por isso, é considerado o maior evento tradicional do Tocantins. A pesquisa, com recorte temporal compreendido entre 2003 e 2016, teve como objetivo principal verificar de que forma os governadores fazem uso político da cultura, num movimento que envolve poder, religião e comunicação imbricados, tendo como base documental reportagens publicadas em sites locais. Neste entrecruzamento em tríade está a multidão de devotos, que, em sua grande maioria, são (e/ou foram) potenciais agricultores familiares e eleitores dos candidatos que se apresentam no que denominamos nesta pesquisa de “palco-altar”. Durante a análise dos resultados parciais, observou-se que muitos dos candidatos que concorriam ao pleito do Palácio do Araguaia se vestiam de povo e, por muitas vezes analisadas em seus discursos envolventes, se diziam romeiros e até recebiam a hóstia consagrada. Apesar de todas as estratégias, angariar novos votantes para si é tarefa árdua e obriga os políticos a incluírem na agenda uma verdadeira peregrinação anual em busca de votos em Natividade (TO).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weberson Ferreira Dias, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG

Mestrando em Ciências Sociais e Humanidades pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Anápolis. Graduado em comunicador Social, com habilitação em Jornalismo, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e MBA em Comunicação Empresarial e Marketing. Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Goiás, lotado como Assessor de Comunicação, atuando também como membro do Conselho Editorial do Jornal UFG e Presidente da Comissão de Comunicação da Regional Goiás. E-mail: webersondias@gmail.com.

Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação, com período sanduíche na Universidade de Lisboa/Portugal, mestre em História e graduada em Pedagogia e História. Atualmente é professora-adjunta da Universidade Federal de Goiás, atuando no curso de Educação do Campos, e membro do Núcleo Docente Estruturante da Universidade Federal de Goiás.E-mail: GEOVANNA_GIGIA@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2017-06-08

Edição

Seção

Artigos: Temática Livre