O surgimento das denominações evangélicas no Brasil e a presença na política

Autores

  • Rafael Bruno Gonçalves Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Graciele Macedo Pedra Instituto Federal Sul-rio-grandense (Câmpus Pelotas) - IFSul

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-0476.2017v7n2.35858

Palavras-chave:

Religião, Política, Legislativo, Frente Parlamentar Evangélica.

Resumo

A presença dos evangélicos na política brasileira vem obtendo cada vez mais visibilidade nas discussões sobre o lugar da religião no espaço público. Acompanhando o crescimento das igrejas evangélicas no Brasil, sobretudo as neopentecostais, o quadro atual de pesquisas voltadas para este tema evidenciou um aumento significativo, principalmente nas análises direcionadas para a compreensão das mudanças que ocorreram em torno da inserção religiosa na esfera política, onde os evangélicos passaram a adquirir maior visibilidade em outros espaços públicos, saindo da esfera do privado. Fé e política, em algumas circunstâncias, tornam-se sinônimos. Os evangélicos passaram a se constituir não mais como grupo contrário aos assuntos de ordem política, mas sim como segmento em conformidade com o discurso rigorosamente político, passando a compor desde 2003 a Frente Parlamentar Evangélica Este artigo, a partir de uma pesquisa documental como técnica e fonte de coleta de dados, pretende apresentar um panorama sobre esta inserção, acompanhando o surgimento e o crescimento deste segmento religioso no Brasil e suas mudanças. O presente trabalho também visa a trazer uma contribuição para as pesquisas voltadas para as metamorfoses do perfil dos políticos evangélicos, a participação e a expansão deste ator religioso, com a finalidade de avaliar a inserção evangélica na classe política brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Bruno Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com período sanduíche (2015) na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB).Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase nos seguintes temas: religião e política, análise do discurso, teoria social contemporânea, sociologia da religião, pentecostalismo e protestantismo.

Graciele Macedo Pedra, Instituto Federal Sul-rio-grandense (Câmpus Pelotas) - IFSul

Possui graduação em Letras - Português e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal de Pelotas (2015). Atualmente é pós-graduanda em Linguagens Verbo/visuais e Tecnologias no Instituto Federal Sul-rio-grandense (Câmpus Pelotas) - IFSul

Downloads

Publicado

2017-12-11

Edição

Seção

Artigos: Dossiê