Ensino religioso: da violência simbólica a uma maior aproximação dos ideais de neutralidade e pluralismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-0476.2017v7n2.35890

Palavras-chave:

Ensino religioso, violência simbólica, neutralidade, pluralismo

Resumo

Este artigo discute uma atuação docente no ensino religioso da rede pública, que, acima de tudo, respeite a orientação religiosa de cada discente e contribua para que a violência simbólica na sala de aula não continue sendo uma prática ordinária. Para isso, é apresentada uma postura mais neutra e/ou pluralista como possibilidade concreta. Para tanto, busca-se trazer uma discussão sobre: 1) as questões da laicidade, da presença da violência simbólica no espaço escolar e, por fim, do ideal de neutralidade e do pluralismo como atitudes docentes mais coerentes com as exigências epistemológica e metodológica da própria cientificidade que norteia a docência; 2) a exigência ética, no que tange ao respeito em suas diversas implicações e que, mesmo sutilmente, não raro acaba privilegiando algumas crenças em detrimento de outras; 3) e a exigência jurídica a respeito da laicidade do Estado e seus desdobramentos em sala de aula, apresentando caminhos para um ensino religioso não-religioso, sem proselitismo, marginalização, inferiorização ou estigmatização do Outro, antes, ao contrário, coerente com o exercício de uma cidadania livre de discriminação, conforme garantido pela Constituição e fomentada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Johnny Antônio da Silva Lima, Seminário Teológico Batista de Alagoas - SETBAL

Graduado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista de Alagoas – SETBAL (integralização de créditos em processo de conclusão pelo Instituto de Ensino de Alagoas - ITEAL). Presidente da Primeira Igreja Batista em Paripueira/Alagoas

Jeyson Messias Rodrigues, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Ciência das Religiões pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias / Lisboa. Teólogo pós-graduado em Sociologia da Religião pela Faculdade de Teologia Integrada. Integrante do Núcleo de Estudos em Ciências da Religião - NECIR. Leciona desde 2008 no Seminário Teológico Batista de Alagoas - SETBAL, entre outras disciplinas, INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA (2013 - 2016).

Downloads

Publicado

2017-12-11

Edição

Seção

Artigos: Temática Livre