O Doc. 105 da CNBB “Cristãos leigos e leigas, na Igreja e na Sociedade”: um esforço de atualização do Concílio Vaticano II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-0476.2018v8n1.38965

Palavras-chave:

Concílio, leigos e leigas, protagonismo, sacerdócio comum.

Resumo

As propostas para toda Igreja Católica oriundas do Concílio Vaticano II devem ser constantemente retomadas, refletidas e novamente propostas com as devidas atualizações e contextualizações de tempo e espaço. A Igreja no Brasil, lançou em 2016, um rico documento, cujo número é o Doc. 105, e título “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”. Se trata de um esforço por refletir a vida da Igreja, afirmando mais uma vez sua compreensão como Povo de Deus, já destacada no documento conciliar Lumen Gentium, no segundo capítulo do referido ordo. O presente trabalho procura ler o Doc. 105 à luz da Lumen Gentium enfocando o protagonismo leigo e leiga na vida eclesial e na sociedade. Acentua-se o protagonismo leigo cujo advento se faz com uma melhor e maior compreensão da Igreja como Povo de Deus, unidas pelos laços do sacerdócio comum dos fiéis. O fundamento, portanto, de toda atuação dos leigos será conceituado a partir do sacerdócio comum dos fiéis, fonte de status de pertença eclesial e de direitos de pró-atividade na vivencia eclesial e na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Frezzato, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrando em Teologia pela Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006) e graduação em Teologia pela Faculdade Dehoniana (2014). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Fundamental Sistemática. É especialista no campo da formação de presbíteros católicos, com pós graduação para Formadores de Seminários Católicos e Casas de Formação pela Faculdade Dehoniana, Taubaté -SP (2015). É graduando em Tecnologia de Gestão Financeira, pela Universidade Paulista - SP (2017). É sacerdote católico.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Artigos: Temática Livre